Igreja: Encontro entre províncias eclesiásticas de Évora e de Mérida-Badajoz contribui para conhecimento de realidades cristãs da Extremadura espanhola e do Alentejo-Algarve

Bispos e arcebispos reuniram-se na Concatedral de Mérida, em Espanha

Évora, 22 mai 2025 (Ecclesia) – Os arcebispos e bispos das Províncias Eclesiásticas de Mérida-Badajoz e de Évora encontraram-se, na passada segunda-feira, na Concatedral de Mérida (Espanha), permitindo o conhecimento das realidades das comunidades cristãs da Extremadura espanhola e do Alentejo-Algarve.

Segundo informa a Arquidiocese de Évora, estiveram ainda em diálogo as questões relativas à pastoral vocacional, aos Seminários e à formação humana e filosófico-teológica dos futuros presbíteros.

No encontro, em que os bispos portugueses foram recebidos pelo arcebispo de Mérida-Badajoz, foram ainda salientadas as atuais necessidades no âmbito espiritual e pastoral no acompanhamento permanente do clero e de todos os agentes da Pastoral.

Na reunião, foi feita também uma partilha sobre a organização e sobrevivência económica e financeira das comunidades cristãs, dos serviços diocesanos e da sustentação do clero, tendo sido abordadas as urgentes necessidades do cuidado e acompanhamento do clero mais idoso.

De acordo com Arquidiocese de Évora, no que respeita à pastoral laical, a análise e reflexão partiu da partilha da vivência do Ano Santo 2025 em cada uma das dioceses e sublinharam-se algumas práticas com sucesso e com possibilidade de ser replicadas.

Já durante a tarde, os bispos portugueses tiveram a oportunidade de viver um momento cultural na visita aos templos romanos, ao teatro e anfiteatro romanos e à ponte romana sobre o Guadiana.

A iniciativa contou com a participação do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, dos bispos de Beja, D. Fernando Paiva, e do Algarve, D. Manuel Quintas.

A próxima reunião das duas províncias eclesiásticas ficou agendada para dia 02 de março de 2026, em Beja.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top