Visita «ad limina» a Roma foi tema em destaque na reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal
Fátima, Santarém, 14 jul 2015 (Ecclesia) – A audiência dos bispos portugueses com o Papa Francisco, no âmbito da visita ‘ad limina’ a Roma, deverá acontecer no dia 7 de setembro, adiantou hoje o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa.
“O programa ainda não está todo definido, mas a partida será no dia 4 de setembro, a visita propriamente dita decorrerá entre os dias 7 e 12 de setembro e a audiência com o Papa será em princípio logo no início da visita”, disse o padre Manuel Barbosa, no final de uma reunião do Conselho Permanente da CEP, esta tarde em Fátima.
Grande parte do encontro dos responsáveis católicos, na Casa das Dores, foi mesmo dedicada à “preparação da viagem a Roma”.
Ao todo, a comitiva que será encabeçada pelo cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da CEP, D. Manuel Clemente, deverá contar com cerca de 40 elementos, entre bispos e outros representantes católicos.
O porta-voz da CEP deu voz à esperança dos bispos portugueses de que a ida a Roma tenha depois um “seguimento pastoral” para a Igreja Católica do país e para as suas comunidades.
O padre Manuel Barbosa recordou a última visita ad limina de 2007, que teve como sequência “um caminho que ainda está em curso de repensar a pastoral em Portugal”.
“Foi um processo que envolveu todas as comunidades e dioceses, uma participação maciça de toda a gente nesse processo”, recordou o sacerdote.
Para já, é ponto assente que as propostas que vierem do Vaticano e do Papa Francisco serão objeto de reflexão na próxima assembleia plenária da CEP, em novembro.
JCP