Igreja/Ecologia: Papa associa-se ao Dia da Terra

Francisco pede respeito pela natureza contra lógicas de exploração dos recursos

Cidade do Vaticano, 22 abr 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco associou-se hoje no Vaticano à celebração do Dia da Terra, pedindo respeito pela natureza para contrariar a exploração dos recursos naturais que compromete o futuro.

“Que a relação dos homens com a natureza não seja guiada pela cobiça, pela manipulação e a exploração, mas conserva a harmonia divina entre as criaturas e o criado, na lógica do respeito e do cuidado, para a colocar ao serviço dos irmãos, também das gerações futuras”, disse, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a audiência pública semanal.

Francisco deixou ainda um apelo para que todos saibam “ver o mundo com os olhos de Deus Criador: a terra é o ambiente a proteger e o jardim a cultivar”.

Este dia criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que deu origem à Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

O Papa Francisco revelou em janeiro que a sua próxima encíclica, sobre a ecologia, vai ser publicada entre junho e julho deste ano, ainda a tempo de pressionar a comunidade internacional para decisões corajosas na Conferência do Clima 2015, em Paris.

“A última conferência, no Peru [dezembro de 2014], desiludiu-me, esperemos que em Paris sejam um pouco mais corajosos. Penso que o diálogo entre religiões é importante, também neste ponto, e que estamos de acordo num sentimento comum”, referiu aos jornalistas, durante a viagem que o levou do Sri Lanka às Filipinas.

Até dezembro, em Paris, vão decorrer uma série de eventos destinados a definir um novo acordo climático global pós-2020, centrado na redução de emissões para limitar o aumento médio de temperatura em 2º.

OC

Partilhar:
Scroll to Top