A iniciativa está inserida no contexto do Ano Europeu de 2010, dedicado à luta contra a pobreza e exclusão social.
Trata-se de um Seminário de Diálogo que arranca hoje, dia 9, em Bruxelas, e que tem como tema «Combate à Pobreza e à Exclusão Social na Estratégia da União Europeia para 2010».
Entre os participantes no evento, contam-se Laszlo Andor, Comissário Europeu para o Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão e D. Giuseppe Merisi, Presidente da Cáritas Itália.
A organização do evento está a cargo do Gabinete dos Conselheiros Políticos da Comissão Europeia (BEPA), em conjunto com a Comissão “Igreja e Sociedade”, da Conferência das Igrejas Europeias (CEC) e o Secretariado da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (COMECE).
De acordo com um comunicado oficial divulgado hoje pela COMECE, «as Igrejas da Europa vão defender um maior empenho político por parte da União Europeia e os seus Estados membros, para alcançarem uma sociedade que permita a todos viverem com dignidade».
Em Junho deste ano, o Conselho Europeu traçou como meta, até 2020, fazer sair da pobreza mais de 20 milhões de pessoas. Deixou, no entanto, ao critério de cada país a aplicação de medidas que permitam atingir esse objectivo. A Igreja, de acordo com a COMECE, pretende «dar maior motivação política» aos governos europeus, para que essas medidas sejam efectivamente aplicadas.
Este Seminário de Diálogo corresponde a uma longa tradição de partilha de experiências entre a Comissão Europeia e as Igrejas da Europa, iniciada há cerca de 20 anos atrás.