Capital da Irlanda é sede do Encontro Mundial das Famílias 2018
Cidade do Vaticano, 06 ago 2018 (Ecclesia) – O Phoenix Park, um dos locais mais movimentados de Dublin durante o verão, está a preparar-se para receber meio milhão de pessoas na Missa a que o Papa vai presidir, a 26 de agosto.
A celebração assinala o encerramento do Encontro Mundial das Famílias, que a capital irlandesa acolhe a partir de 21 de agosto.
Por questões de segurança, foram disponibilizados 500 mil bilhetes gratuitos para a Missa campal, que se esgotaram em poucos dias, seis semanas antes da celebração.
Para o padre Timothy Barlett, secretário-geral do Encontro Mundial das Famílias 2018, esta procura já era esperada pelos organizadores.
“A família é importante para todos nós. As pessoas gostam do que o Papa Francisco está a dizer sobre a família e a Igreja”, referiu ao portal de notícias do Vaticano.
O Papa Francisco deixa o Vaticano na manhã de 25 de agosto para uma viagem de dois dias à República da Irlanda, que inclui encontros responsáveis políticos e religiosos, com a população sem-abrigo e um voo ao santuário mariano de Knock, onde irá recitar a oração mariana do ângelus diante de 45 mil peregrinos.
Os momentos principais da visita papal são os atos conclusivos do Encontro Mundial das Famílias (EMF): o Festival das Famílias, no sábado à noite, no estádio Croke Park; e a Missa de encerramento, na tarde do domingo, com a presença esperada de participantes de 116 países, incluindo Portugal.
O EMF começa a 21 de agosto, com abertura simultânea em todas as dioceses irlandesas; entre os dias 22 e 24 realiza-se o Congresso Pastoral, sobre o tema “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”.
A deslocação papal à República da Irlanda, país de maioria católica, será a 24ª viagem internacional do atual pontificado de Francisco e a primeira visita de um Papa ao território desde 1979, quando João Paulo II se deslocou ao país.
O evento conta já com mais de 30 mil participantes inscritos, de pelo menos 103 países, e vai ser o primeiro evento deste género a ser realizado depois das assembleias do Sínodo dos Bispos dedicadas às questões do matrimónio e da vida familiar (2014 e 2015).
Os Encontros Mundiais das Famílias iniciaram-se na cidade de Roma, em 1994, repetindo-se a cada três anos; a última edição aconteceu na cidade norte-americana de Filadélfia.
OC