Iniciativa «constituiu um momento de grande importância para a dinâmica vicentina em Portugal»

Fátima, 20 jan 2026 (Ecclesia) – A Casa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Fátima, acolheu este sábado a 1ª reunião de 2026 do Conselho Nacional de Portugal da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), na qual se discutiu o programa para este ano.
“Ao longo do dia, foram abordados diversos temas fundamentais para o planeamento do novo ano, com especial destaque para a preparação de novos módulos de formação destinados aos vicentinos de todo o país”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa, que decorreu entre as 9h e as 18h, contou com a participação de todos os membros da direção nacional e os colaboradores que apoiam as ações formativas e, evidencia a mensagem, “constituiu um momento de grande importância para a dinâmica vicentina em Portugal”.
Segundo a SSVP, “outro dos pontos altos dos trabalhos foi a organização da Peregrinação Nacional Vicentina a Fátima, que terá lugar nos dias 18 e 19 de abril de 2026, em Fátima”.
“Este evento, de grande significado espiritual, foi cuidadosamente preparado durante a reunião, reafirmando o compromisso da SSVP em fortalecer a vivência da fé e o espírito de serviço entre os seus membros”, informa.
Durante o almoço, Vasco Domingos, funcionário do Conselho Nacional da SSVP, juntou-se aos participantes.
Na mesma manhã e local realizou-se o Encontro da Associação da Medalha Milagrosa de Portugal (AAM), que a SSVP descreve como uma “feliz coincidência” que “permitiu um momento de encontro entre as duas realidades vicentinas”.

Os participantes da reunião tiveram “a oportunidade” de estar com Liliana Troeira, presidente Nacional da AAM, “reforçando os laços de proximidade e colaboração entre estes dois ramos de Família Vicentina em Portugal”, refere a nota.
O dia encerrou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre José Alves, da Congregação da Missão (CM), conselheiro espiritual do Conselho Nacional da SSVP, e concelebrada pelo diácono António Clemente, CM.
“Este momento de oração e ação de graças coroou um dia intenso e muito enriquecedor para todos os presentes”, destacou a Sociedade de São Vicente de Paulo.
A SSVP conclui a nota, salientando que que este foi “sem dúvida, um dia muito rico em trabalho, partilha e espiritualidade, que lançou bases sólidas para mais um ano de missão ao serviço dos mais necessitados, segundo o carisma de São Vicente de Paulo e do Beato Frederico Ozanam”.
LJ
