Igreja: Direção do Conselho Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo reuniu-se em Fátima, abordando «planeamento do novo ano»

Iniciativa «constituiu um momento de grande importância para a dinâmica vicentina em Portugal»

Foto: Sociedade de São Vicente de Paulo

Fátima, 20 jan 2026 (Ecclesia) – A Casa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Fátima, acolheu este sábado a 1ª reunião de 2026 do Conselho Nacional de Portugal da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), na qual se discutiu o programa para este ano.

“Ao longo do dia, foram abordados diversos temas fundamentais para o planeamento do novo ano, com especial destaque para a preparação de novos módulos de formação destinados aos vicentinos de todo o país”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa, que decorreu entre as 9h e as 18h, contou com a participação de todos os membros da direção nacional e os colaboradores que apoiam as ações formativas e, evidencia a mensagem, “constituiu um momento de grande importância para a dinâmica vicentina em Portugal”.

Segundo a SSVP, “outro dos pontos altos dos trabalhos foi a organização da Peregrinação Nacional Vicentina a Fátima, que terá lugar nos dias 18 e 19 de abril de 2026, em Fátima”.

“Este evento, de grande significado espiritual, foi cuidadosamente preparado durante a reunião, reafirmando o compromisso da SSVP em fortalecer a vivência da fé e o espírito de serviço entre os seus membros”, informa.

Durante o almoço, Vasco Domingos, funcionário do Conselho Nacional da SSVP, juntou-se aos participantes.

Na mesma manhã e local realizou-se o Encontro da Associação da Medalha Milagrosa de Portugal (AAM), que a SSVP descreve como uma “feliz coincidência” que “permitiu um momento de encontro entre as duas realidades vicentinas”.

Foto: Sociedade de São Vicente de Paulo

Os participantes da reunião tiveram “a oportunidade” de estar com Liliana Troeira, presidente Nacional da AAM, “reforçando os laços de proximidade e colaboração entre estes dois ramos de Família Vicentina em Portugal”, refere a nota.

O dia encerrou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre José Alves, da Congregação da Missão (CM), conselheiro espiritual do Conselho Nacional da SSVP, e concelebrada pelo diácono António Clemente, CM.

“Este momento de oração e ação de graças coroou um dia intenso e muito enriquecedor para todos os presentes”, destacou a Sociedade de São Vicente de Paulo.

A SSVP conclui a nota, salientando que que este foi “sem dúvida, um dia muito rico em trabalho, partilha e espiritualidade, que lançou bases sólidas para mais um ano de missão ao serviço dos mais necessitados, segundo o carisma de São Vicente de Paulo e do Beato Frederico Ozanam”.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top