Papa Francisco recebe presidentes de Israel e da Palestina no Vaticano
Cidade do Vaticano, 07 jun 2014 (Ecclesia) – Várias dioceses portuguesas convidaram as suas comunidades a unirem-se à iniciativa de oração pela paz que o Papa Francisco vai promover este domingo, no Vaticano, com os presidentes de Israel e da Palestina.
A Diocese do Porto propõe, em particular, que seja incluída uma prece específica na oração universal que é proferida durante as Missas dominicais: “Por cada homem que faz o bem e ama a justiça, que luta e sofre pela liberdade e pela paz, especialmente pelo Encontro deste domingo do Santo Padre com as autoridades da Terra Santa, para que o Espírito Santo torne mais firme a sua esperança”.
A ‘invocação pela paz’ vai decorrer nos Jardins do Vaticano, a partir das 19h00 (menos uma em Lisboa), com a presença do Papa Francisco, do patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu, o presidente de Israel, Shimon Peres, e o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.
A Diocese de Bragança-Miranda recorda este encontro, em comunicado, e convida “todos os presbíteros, diáconos, consagrados, fiéis leigos e a todos os homens e mulheres de boa vontade a participarem espiritualmente nesta invocação pelo dom da paz”.
“Propomos que na celebração da Eucaristia, na Liturgia das Horas, na oração do Rosário, na oração pessoal, familiar e comunitária se fale deste acontecimento e se reze pela Paz na Terra Santa e em todo o mundo”, refere a nota divulgada na internet, num apelo a que se associou a Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
A Diocese de Angra também se associa à iniciativa e numa carta enviada aos sacerdotes das comunidades católicas açorianas, o bispo local, D. António Sousa Braga, pede que esta intenção esteja presente “nas Celebrações da Eucaristia e da Palavra, nas coroações em casa das famílias e nos impérios, nos convívios em honra do Divino Espírito Santo”.
OC