Igreja: Diocese de Bragança-Miranda saúda nomeação de D. Nuno Almeida para realizar «caminho sinodal de renovação pastoral»

Monsenhor Adelino Fernando Paes expressou a «manifesta alegria» pelo 45º bispo da diocese

Foto Diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida no Mosteiro de Palaçoulo

Bragança-Miranda, 19 mai 2023 (Ecclesia) – O administrador apostólico da diocese de Bragança Miranda saudou hoje a nomeação de D. Nuno Almeida como bispo da diocese, assinalando o “caminho sinodal de renovação pastoral” que desejam realizar.

“Saudando o novo pastor diocesano, desde já se reaviva no coração dos fiéis e de todo o povo a esperança de, juntos, percorrermos um caminho sinodal de renovação pastoral nas diversas comunidades e ambientes deste belo nordeste transmontano que constitui a Diocese de Bragança-Miranda”, escreve o monsenhor Adelino Fernando Paes numa nota da diocese de Bragança-Miranda enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O comunicado assinala “jubilosa e manifesta alegria” pela notícia da nomeação, tornada hoje pública pela Santa Sé, pela escolha de D. Nuno Almeida como 45º bispo da diocese “a necessitar de «sentinela vigilante» e experiente timoneiro, para continuar o ministério apostólico exercido pelos dignos antecessores”.

“Ainda que aguardando o início de ministério episcopal na diocese, a partir de hoje estará bem presente no coração e oração de todos os diocesanos, muito especialmente na celebração eucarística em que passamos a lembrar também e, no momento próprio, o nosso Bispo eleito que, em comunhão com o Papa, nos unirá à Igreja presente em toda a terra”, pode ler-se.

Nuno Almeida é bispo auxiliar da arquidiocese de Braga desde novembro de 2015, nomeado também pelo Papa Francisco, tendo assumido funções de vogal na Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, entre 2020 e 2023; foi em abril eleito presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família para o triénio 2023-2026.

Na data da sua ordenação episcopal, 31 de janeiro de 2016, numa cerimónia presidida na Sé de Viseu por D. Ilídio Leandro, escolheu como lema «Estou entre vós como aquele que serve (Lc 22,27)».

D. Nuno Almeida nasceu a 1 de Agosto de 1962, em Sátão, na diocese de Viseu, tendo ingressado, em 1972, no Seminário Menor de S. José, em Fornos de Algodres e concluído o curso de Teologia no Seminário Maior de Viseu, no ano letivo de 1983/1984; em 1996, terminou a licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa com uma tese sobre «O Diálogo com os não crentes».

O monsenhor Adelino Fernando Paes, que assina a nota, afirma ainda que a diocese prepara a chegada de D. Nuno Almeida, para continuar a “reencontrar-se na verdade e na fraternidade, procurando a justiça, promovendo a paz e o progresso”.

LS

Partilhar:
Scroll to Top