Centro de Cultura Católica, no Porto, iniciou actividades de 2009/10
O desconhecimento que algumas personalidades da esfera cultural revelam em relação ao cristianismo exige que a Igreja estabeleça um diálogo construtivo com esses meios, afirmou o bispo do Porto durante a sessão que marcou o início do ano de 2009/10 no Centro de Cultura Católica, no Porto.
Durante o encontro, que ocorreu neste Sábado, D. Manuel Clemente aludiu igualmente à importância da formação teológica e da catequese de adultos para modelar a vida cristã e para superar as resistências que a religiosidade arcaica coloca à evangelização.
Dioceses não têm privilegiado opções indicadas pelos bispos de Portugal
É preciso “desencadear uma acção sistemática de grande envergadura no sentido de proporcionar a todos uma verdadeira iniciação cristã”, porque é a única garantia de um laicado adulto, afirmou o capelão da comunidade do Monte da Virgem. O Pe. Arlindo Cunha constatou, no entanto, que apesar de esta prioridade ter sido enunciada pelos bispos portugueses em 1983, as dioceses portuguesas têm privilegiado outras opções.
Para este professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, a evangelização é uma tarefa essencial, que deve concretizar-se na oportunidade concedida pelo Domingo, mesmo sabendo que ele está a perder importância religiosa e social.
Considerando que a Igreja católica continua a ser a instituição que congrega mais pessoas nesse dia da semana, o Pe. Arlindo Cunha considerou que as suas celebrações litúrgicas devem ser cuidadas, para que possam abrir a porta à iniciação da fé.
Cerca de 500 inscritos para 2009/10
O Centro de Cultura Católica inicia este ano lectivo com cerca de 30 professores e 476 alunos, distribuídos por diferentes cursos: Básico de Teologia, Complementar de Formação de Catequistas, Música Litúrgica (Preparatório, Geral e Salmistas), Acólitos e Leitores. A formação na área da Pastoral da Saúde é a que tem mais matrículas, com 297 estudantes distribuídos pelas quatro zonas pastorais da diocese.
Durante a sessão de abertura, D. Manuel Clemente entregou os diplomas aos alunos que terminaram os seus cursos no último ano lectivo. O encontro encerrou com um momento musical a cargo dos estudantes do Curso de Música Litúrgica.