Jerusalém, 29 abr 2016 (Ecclesia) – O Patriarcado Latino de Jerusalém informa que ampliou o acordo com a Fundação Real Madrid para criar “ações de formação” para os treinadores das suas escolas na “esperança” de promover “os valores positivos do desporto” dos alunos.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Patriarcado Latino de Jerusalém explica que a Fundação Real Madrid dinamiza programas escolares sociodesportivos que permitem aos alunos “beneficiarem de treinadores formados” pelo seu método através dos programas de futebol e de basquetebol.
Nos últimos dois anos, o programa foi aplicado em quatro escolas do Patriarcado Latino e agora vai ser desenvolvido em “mais nove” na Palestina, em Israel e na Jordânia.
O comunicado contextualiza que a Fundação Real Madrid define-se como um instrumento através do qual o Clube Real Madrid “desenvolve ações culturais e humanitárias” que promovem os “valores inerentes à atividade desportiva enquanto instrumento educativo” que contribui para o “desenvolvimento completo” de quem o pratica.
A fundação espanhola tem também o “desejo de agir como fator de integração social” de todos os que sofrem marginalização “promovendo e difundido os valores do desporto” ajudando em regiões de “maior risco de exclusão social e de conflitos”.
O acordo foi assinado na presença do patriarca Latino de Jerusalém e do vigário, respetivamente D. Fouad Twal e monsenhor William Shomali, o diretor das escolas do em Israel e na Palestina, o padre Faisal Hijazin, e o diretor-geral da fundação e o responsável técnico do programa de treino, Julio Gonzales Ronco e o treinador David Gil Chapado, entre outros responsáveis religiosos, civis e políticos.
“O reforço e a expansão desta parceria com o Patriarcado Latino de Jerusalém contribuem para a missão educativa da fundação com as comunidades aqui presentes”, salienta a nota.
Durante a visita à Terra Santa a Fundação Real Madrid deu ainda formação a todos os professores de desporto que trabalham nas escolas envolvidas nesse programa, ao longo de três dias.
CB