Francisco deixa mensagem aos atletas, desejando que a competição seja uma «festa da amizade»
Cidade do Vaticano, 07 fev 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou hoje, desde o Vaticano, uma saudação aos participantes nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, que começam esta sexta-feira na cidade sul-coreana de PyeongChang, elogiando a presença conjunta das duas Coreias.
“A tradicional trégua olímpica ganha este ano uma importância especial: delegações das duas Coreias vão desfilar juntas debaixo de uma única bandeira e vão competir como uma só equipa”, disse, no final da audiência pública semanal, que decorreu no auditório Paulo VI.
Para o Papa Francisco, este facto representa um sinal de esperança na possibilidade de resolver “pacificamente” os conflitos, “com o diálogo e o respeito recíproco, algo que o desporto ensina a fazer”.
A 23ª edição dos Jogos de inverno reúne delegações de 92 países, incluindo Portugal.
“Que estes Jogos sejam uma grande festa da amizade e do desporto! Deus vos abençoe e vos guarda”, referiu o pontífice, na sua saudação ao Comité Olímpico Internacional, aos atletas, às autoridades e ao “povo da Península da Coreia”, usando o singular.
“Acompanho todos com a oração, ao mesmo tempo que renovo o compromisso da Santa Sé em apoiar todas as iniciativas úteis em favor da paz e do encontro entre povos”, acrescentou.
O Estado da Cidade do Vaticano foi convidado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) para participar com uma delegação na inauguração dos Jogos de Pyeongchang.
De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, uma delegação do Vaticano vai estar, de maneira formal, na abertura da competição e participou pela primeira vez na “sessão olímpica”, que antecede a competição.
“Como sinal de amizade”, a delegação da Santa Sé vai oferecer ao presidente do COI, Thomas Bach, e a todos os atletas coreanos, as camisolas da ‘Athletica Vaticana’, uma equipa de atletismo composta por funcionários do Vaticano.
JCP/OC