Igreja/Desporto: Papa Francisco apadrinha torneio de futebol jovem em Lisboa

Comissão organizadora vai ser recebida pelo Papa a 16 março

Lisboa, 04 mar 2016 (ECCLESIA) – O Papa Francisco vai apadrinhar o primeiro Torneio Internacional de Futebol Jovem com o seu nome que decorre este sábado e domingo, no estádio 1.º de Maio – INATEL, em Lisboa.

“Um grupo de amigos estava a refletir sobre a abertura do Papa e da Igreja, portuguesa e mundial, à sociedade e o fenómeno desportivo e lembramo-nos de construir um projeto em torno também das paixões do Papa Francisco”, disse Carlos Lourenço, da comissão organizadora do torneio.

À Agência ECCLESIA, explicou que depois de estruturado deram a conhecer o projeto ao núncio apostólico (representante diplomático da Santa Sé) em Portugal, D. Rino Passigato, que “deu logo o seu aval e estímulo” para que avançassem, e estiveram também com o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que “também se interessou pelo projeto”.

Carlos Lourenço recorda que receberam a “resposta de aceitação” do Papa a dar o seu nome Torneio Internacional de Futebol Jovem, que, tanto quanto sabem, “é o primeiro grande evento desportivo que tem o nome do Papa”.

O evento pretende homenagear o Papa Francisco pelo 3.º aniversário do seu pontificado, em março de 2016, uma data que vão assinalar no domingo de manhã, antes da final do torneio.

Com esta iniciativa a organização pretende também “evidenciar” o desporto e o futebol como “uma estrada educativa, onde um conjunto de valores, como a tolerância, a solidariedade, o fair-play e a ética, devem estar sempre presentes”, destaca o entrevistado.

Destinada a jovens de 10/11 anos, a iniciativa vai juntar o Club Atlético San Lorenzo de Almagro-Argentina, para “irem ao encontro das paixões clubísticas” do Papa, Francisco é adepto e sócio honorário deste clube, o Colégio de São João de Brito (Colégio da Companhia de Jesus – Ordem de Jesus, à qual pertence o Papa Francisco).

“Quando era criança, ia sempre ao Estádio de San Lorenzo de Almagro. Ia a família toda, incluindo a minha mãe”, recorda o Papa numa mensagem enviada aos promotores do torneio, que vai ser fotocopiada e entregue com a brochura do torneio.

O elemento da comissão organizadora revela ainda que o Papa para além da bênção enviou também um “conjunto de medalhas” que vão ser entregues a todos os participantes.

A Associação de Futebol de Lisboa (AFL) organiza o torneio, através de uma comissão, e conta com parceiros como a Câmara Municipal de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Embaixada da Argentina, Instituto Português do Desporto e Juventude.

A organização convidou ainda o Sport Lisboa e Benfica, o Sporting Clube de Portugal e o Futebol Clube do Porto, “para dar uma dimensão nacional” ao torneio, e existe ainda uma seleção de Lisboa, escolhida pela AFL.

Carlos Lourenço destaca ainda que vão “agradecer” ao Papa Francisco e entregar um “painel de azulejos pintado à mão”, que deu imagem ao torneio, no dia 16 de março, no Vaticano.

O elemento da comissão organizadora do torneio sublinha que se inspiraram no que tem sido a ação do Papa e deu como exemplo o segundo jogo pela Paz, que se vai realizar em maio, ou as atividades desportivas que já se realizaram “com crianças promovidas pelo Vaticano”.

A Renascença é a rádio oficial do evento, a que se juntam o jornal ‘A Bola’ e a TVI, televisão que transmitirá em direto a final e a cerimónia de encerramento.

HM/CB

Partilhar:
Scroll to Top