Encontro com a Federação Italiana de Ténis reuniu 7 mil pessoas no Vaticano
Cidade do Vaticano, 08 mai 2015 (Ecclesia) – O Papa criticou hoje no Vaticano o recurso ao doping no desporto e pediu que os atletas sejam “modelos válidos” para os mais jovens.
“A paixão de querer obter resultados significativos não deve nunca levar a seguir atalhos, como acontece no caso do doping. Como é feia e estéril a vitória obtida traindo as regras e enganando os outros”, declarou, numa audiência à Federação Italiana de Ténis, que reuniu 7 mil pessoas na sala Paulo VI.
Francisco sublinhou o valor educativo da prática desportiva, explicando que a Igreja acompanha este setor reconhece o seu impacto sobre “a formação da pessoa, sobre as relações, sobre a espiritualidade”.
“Vós, atletas, tendes uma missão a cumprir: poder ser, para quantos vos admiram, modelos válidos a imitar”, apelou.
O Papa falou depois aos dirigentes e treinadores, que convidou a dar um “bom testemunho de valores humanos” na promoção de uma prática desportiva “cada vez mais leal e límpida”.
Neste contexto, a intervenção assinalou a importância de “ir a jogo” não só no desporto mas também na vida, “em busca do bem, do verdadeiro bem”.
“Colocai-vos à prova com os outros e com Deus, dando o melhor de vós mesmos, gastando a vida por aquilo que vale verdadeiramente e dura para sempre. Colocai os vossos talentos ao serviço do encontro entre as pessoas, da amizade, da inclusão”, concluiu Francisco.
OC