Iniciativa nasceu em Buenos Aires e conta com a aprovação do Papa
Cidade do Vaticano, 13 ago 2013 (Ecclesia) – Os capitães das seleções de futebol da Argentina e da Itália apresentaram hoje em Roma uma rede solidária de escolas, no âmbito da homenagem ao Papa Francisco promovida pelas duas federações, com o apoio do Vaticano.
Lionel Messi e Gianluigi Buffon, entre outros, dera a cara pela nova “rede educativa mundial em favor da Santa Sé”, adianta um comunicado de imprensa divulgado pela Santa Sé.
A conferência de imprensa de apresentação decorreu após a audiência que o Papa concedeu às duas seleções de futebol, no palácio apostólico.
O professor Enrique Palmeyro, um dos responsáveis do programa, explicou que com esta iniciativa qualquer escola, privada ou pública, pode criar uma ligação para partilhar os projetos pedagógicos, sociais e de tutela do meio ambiente, segundo adianta o jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, na sua edição online.
O professor José María del Corral, diretor do programa ‘Escuela de vecinos’ e ‘Buenos Aires ciudad educativa’, promovido na capital argentina durante o episcopado de Bergoglio, destacou o papel dos jogadores de futebol como “um ponto de referência para os jovens”.
“Por esta razão, precisamos deles para levar em frente o jogo da vida que os jovens estão a enfrentar, acrescentou.
Messi e Buffon inscreveram no site do projeto, www.scholasoccurentes.org, respetivamente, a primeira escola argentina e a primeira italiana.
“Para mim foi um dia muito especial, foi um orgulho ter estado aqui e conhecido o Papa, também porque é argentino”, disse Messi.
Já Buffon frisou que “foi um dia muito especial, que ficará gravado na memória e nos corações” de todos os presentes.
Segundo o Vaticano, a iniciativa procura “assegurar o necessário a cada um para desenvolver o seu próprio projeto de vida”, tendo em conta a cultura, convicções, “valores universais transculturais” e o respeito pelo ambiente.
“Os amigos do Papa Francisco, com a sua concordância, desejaram que a homenagem do jogo amigável Itália-Argentina fosse também uma ocasião privilegiada para lançar esta iniciativa gratuita de solidariedade intergeracional”, adianta a nota.
A Academia Pontifícia das Ciências é o organismo da Santa Sé que apoia mais diretamente uma iniciativa inspirada nas “Escuelas de Vecinos” (Escolhas de vizinhos) que o Papa Francisco encorajou enquanto arcebispo de Buenos Aires.
O jogo entre a Itália e a Argentina vai ser disputado esta quarta-feira no Estádio Olímpico de Roma, a partir das 20h45 locais.
OC
Notícia atualizada às 15h45