Igreja/Desporto: Campeonato do Vaticano arranca com 382 jogadores de 67 países

Jogos incluem suspensão temporária, uma das propostas de Luís Figo na sua candidatura à FIFA

Cidade do Vaticano, 07 mar 2015 (Ecclesia) – O Vaticano recebe a partir de hoje a 9ª edição do seu campeonato de futebol, a ‘Clericus Cup’, que envolve 382 jogadores de 67 países, incluindo três portugueses.

As 16 equipas estão divididas em quatro grupos e todas as camisolas têm a inscrição ‘Joguemos ao ataque a partida do Evangelho’, uma frase do Papa Francisco.

Eugénio Lopes (Mater Ecclesiae), Duarte Rosado e João Brandão (Universidade Pontifícia Gregoriana) são os jogadores portugueses neste torneio, com o apoio de duas instituições da Cúria Romana e organização do Centro Desportivo Italiano.

O secretário do Conselho Pontifício para os Leigos, D. Josef Clemens, referiu na conferência de imprensa de apresentação do campeonato que “o trabalho pastoral é um trabalho de equipa”, associando desporto e evangelização.

Já o padre espanhol Melchor Sánchez de Toca, subsecretário do Conselho Pontifício da Cultura, sublinhou a importância de recuperar a dimensão lúdica nos seminários e na formação dos futuros sacerdotes, onde “há mais palestras” e se “joga menos”.

O vencedor da última edição, o Colégio Pontifício Urbano (ligado ao mundo missionário), vai defender o título na competição que decorre entre hoje e 23 de maio.

O regulamento da prova inclui uma das propostas apresentadas pelo português Luís Figo na sua candidatura à presidência da FIFA: as exclusões temporárias durante o desafio.

O ‘cartão azul’ implica que o jogador admoestado deixe o campo de jogo durante cinco minutos.

As regras da ‘Clericus Cup’ incluem ainda a possibilidade de os treinadores pedirem um desconto de tempo (timeout) e os jogos não podem acabar empatados, pelo que nesse caso há sempre desempate através de pontapés da marca de grande penalidade.

OC

Partilhar:
Scroll to Top