Igreja dedica semana nacional às migrações

Edição deste ano é especialmente dedicada à comunidade imigrante cabo-verdiana

Lisboa, 06 ago 2011 (Ecclesia) – A Igreja Católica inicia hoje a 39ª Semana Nacional das Migrações, este ano especialmente dedicada à comunidade cabo-verdiana, que terá como ponto alto a peregrinação a Fátima, presidida por D. Arlindo Gomes Furtado, bispo de Santiago (Cabo Verde).

A iniciativa organizada pela Comissão Episcopal da Mobilidade Humana (CEMH) e pela Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) tem como tema ‘Uma só Família Humana’.

No lançamento do evento, que decorre entre 6 e 14 de agosto, a OCPM defende que “as sociedades atuais são, cada vez mais, multiétnicas e interculturais, constituídas numa só família de irmãos e irmãs, chamados ao diálogo que promove uma convivência frutífera e serena”.

“Os milhões de pessoas que se lançam na aventura de procurar um lugar onde se possam estabelecer e trabalhar precisam de dar as mãos, para construir uma nova civilização, no respeito pela riqueza humana que cada pessoa transporta”, acrescenta, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

À semelhança das edições anteriores, a Igreja Católica em Portugal quer sensibilizar todas as comunidades lusófonas para a realidade migratória e os vários problemas que a rodeiam, como a falta de dignidade no acolhimento aos imigrantes, o racismo, a xenofobia e a exclusão social a que estão sujeitos.

Em destaque irá estar a comunidade imigrante de Cabo Verde, a qual será especialmente tida em conta nas intenções da Peregrinação Internacional do Migrante e do Refugiado, nos dias 12 e 13 de agosto, em Fátima.

No “projeto eterno de Deus para a humanidade não há espaço para a criação de guetos ou tensões”, sublinha a OCPM, apelando a uma “presença massiva” dos irmãos cabo-verdianos.

O programa da peregrinação vai ser apresentado no dia 12 de agosto, no Santuário de Fátima, pelo presidente da CEMH, D. António Vitalino Dantas, bispo de Beja.

Nesse mesmo dia 12, a missa da vigília é presidida por D. António Vitalino e na manhã do dia 13 preside às celebrações D. Arlindo Gomes Furtado, a partir das 10h00.

A 39ª Semana Nacional das Migrações termina com uma jornada de solidariedade, no dia 14 de agosto, onde os ofertórios das eucaristias dominicais vão reverter a favor da Pastoral da Mobilidade Humana, que se divide no apoio aos migrantes, ao povo cigano, aos refugiados e marítimos.

JCP/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top