Igreja dedica semana à Educação

Responsáveis do Secretariado Nacional apresentam projectos e prioridades nesta área

O novo Director do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), Acácio Lopes, considera prioritário “ultrapassar algumas contradições e vazios legislativos no que diz respeito ao estatuto da disciplina de EMRC”.

No âmbito da celebração da Semana Nacional da Educação Cristã (de 3 a 10 de Outubro), este responsável fala à Agência ECCLESIA da necessidade de “negociação colaborante com o Ministério da Educação”, referindo-se ainda à questão das “habilitações próprias e profissionais” dos professores daquela disciplina.

“Tornai as vossas vidas lugares de beleza” é o lema da Semana Nacional, uma oportunidade para passar em revista projectos e prioridades dos Departamentos do SNEC, um órgão da Comissão Episcopal da Educação Cristã (CEEC), da Conferência Episcopal Portuguesa.

O Diácono Acácio José Pereira Lopes é desde o início do mês de Setembro, o novo director do Secretariado, tomando posse precisamente no dia em que faleceu D. Tomaz Silva Nunes, Bispo que presidia à CEEC.

Nesse contexto, o director do SNEC assegura que “a Semana Nacional da Educação Cristã deste ano tem o selo e a marca de D. Tomaz, que tanto se havia empenhado nela. Ela representará, também, uma evocação à sua memória”.

[[v,d,1527,Entrevista a Cristina Sá Carvalho e Acácio Lopes]]Acácio Lopes assumiu ainda funções como secretário da CEEC, que tem agora como coordenador D. António Marcelino, Bispo emérito de Aveiro.

Dimas Oliveira Pedrinho, do Departamento de Educação Moral e Religiosa Católica do SNEC, refere que a disciplina se insere no “sistema educativo português, como área curricular disciplinar”.

“Querendo dignificar esse estatuto, desenvolveremos acções que nos permitam o reajustar permanente da regulamentação da disciplina, de modo a que a sua prática nas escolas esteja cada vez mais de acordo com os princípios que a orientam e os objectivos a que se propõe”, escreve.

Já Cristina Sá Carvalho, do Departamento da Catequese, destaca que “a renovação dos catecismos para as crianças tem revelado a intenção de que esta constitua uma verdadeira experiência de fé, que coloque em relevo a genuína vontade que estas revelam de conhecer Jesus e de seguir o Seu caminho”.

Maria Helena Calado Pereira, do Departamento da Escola Católica, considera que, nesta área, “o principal desafio com o qual nos defrontamos, actualmente, é o da criação de redes que sejam rosto de unidade entre todas as instituições cujo fim é a educação e felicidade de todos os que nelas procuram o seu caminho: crianças, jovens e adultos”.

O Diácono Acácio Lopes admite que “poderá ser importante que o SNEC se constitua, cada vez mais, como plataforma de articulação de propostas e iniciativas com origem em outras instituições educativas católicas”.

O programa completo da celebração da Semana Nacional de Educação Cristã encontra-se disponível aqui

Partilhar:
Scroll to Top