Igreja/Media: D. Nuno Brás sublinha «lugar central da comunicação» para construir comunidade

Jornadas Nacionais decorrem em Coimbra, a 25 e 26 de setembro, abordando desafios do digital e valor do humano

Lisboa, 23 set 2025 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal responsável pelas Comunicações Sociais sublinhou a importância de construir “comunidade”, numa mensagem para as próximas Jornadas Nacionais do setor.

“Quero recordar este lugar central da comunicação na nossa vida como seres humanos. Ela distingue-nos, de facto, como seres humanos, permite-nos partilhar as nossas interioridades, aquilo que vai dentro da nossa vida, permite-nos também fazer comunidade”, refere D. Nuno Brás, bispo do Funchal,

O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais vai promover entre quinta e sexta-feira, em Coimbra, as Jornadas Nacionais de Comunicação, sobre o tema ‘Comunicar sem corantes nem conservantes’.

O programa parte das recentes intervenções do Papa Leão XIV e da última mensagem do Papa Francisco, para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2025, abordando os desafios do digital e o valor do humano, na área dos media.

Após a sessão de abertura, a reflexão das jornadas é apresentada num colóquio entre Clara Almeida Santos e o padre Paulo Duarte, em torno do tema ‘Ser, parecer ou aparecer: fronteiras na comunicação’, com moderação de Nelson Mateus, jornalista da SIC.

Clara Almeida Santos é professora no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi vice-reitora entre 2011 e 2018 e fundou e dirigiu a UCV – Televisão Web da Universidade de Coimbra; o padre Paulo Duarte é diretor-adjunto da Rede Mundial de Oração do Papa e participa ativamente no debate no ambiente digital, tendo estado em Roma, no último encontro de influencers católicos, no início do Jubileu dos Jovens.

O programa inclui uma dimensão prática, sobre a comunicação nas plataformas digitais, com a colaboração da equipa digital do Grupo Renascença.

O encontro decorre este ano no Seminário de Coimbra, permitindo visitar o espaço.

As informações nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social encontram-se na página da internet criada para registo de inscrições, onde se encontram também indicações sobre refeições e alojamento.

PR/OC

Comunicações: «Precisamos de moderar a linguagem» e «baixar a agressividade» no serviço à verdade informativa – Isabel Figueiredo

 

 

Partilhar:
Scroll to Top