A sessão decorreu este sábado, perante o Colégio de Consultores, e a apresentação à diocese acontece este domingo, na catedral
Viseu, 21 jul 2018 (Ecclesia) – D. António Luciano tomou hoje posse como Bispo de Viseu, perante o Colégio de Consultores, no Salão Nobre da Casa Episcopal.
De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo Gabinete de Informação da Diocese de Viseu, o “ato de posse foi presidido pelo Cónego Carlos Casal, membro mais velho do Colégio de Consultores, iniciando-se com a invocação do Espírito Santo e uma curta meditação sobre as responsabilidades episcopais, em união com o Bispo de Roma”.
“O Cónego Carlos Casal pronunciou curtas palavras de boas-vindas, desejando ao novo bispo um ministério bem sucedido”, refere o comunicado, garantindo a “colaboração de todo o Presbitério e corresponsabilidade de todos os fiéis, nos ministérios que lhe estejam atribuídos”.
D. António Luciano agradeceu o acolhimento e deixou o desafio da “confiança e disponibilidade, sem medos” para colaborarem na missão pastoral do Bispo, refere o comunicado do gabinete de informação.
O novo bispo de Viseu, de 66 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 3 de maio e ordenado na Sé da Guarda no dia 17 de junho, sucedendo a D. Ilídio Leandro, que renunciou por motivos de saúde.
O novo bispo português nasceu a 26 de março de 1952, em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil (Seia), Distrito e Diocese da Guarda.
D. António Luciano dos Santos Costa, o mais velho de sete irmãos, trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra; depois de cumprir o serviço militar em Moçambique, retomou funções nos Hospitais da Universidade de Coimbra, completando a formação em Enfermagem.
Entrou no seminário aos 28 anos, iniciando o percurso para a formação sacerdotal no ISET (Coimbra), no ano letivo de 1980/1981, continuando-o no Seminário da Guarda; foi ordenado diácono a 8 de dezembro de 1984 e padre a 29 de junho de 1985, na Catedral da Guarda.
Após a ordenação, estudou Teologia Moral em Roma, na Academia Alfonsiana, concluindo a Licenciatura Canónica com uma dissertação sobre o pensamento e obra de Bernard Haering, ‘Ser Livre em Cristo, Projeto Responsável do Homem’; fez ainda estudos em Bioética, no Centro de Bioética da Faculdade de Medicina, Hospital de Santa Maria (Lisboa).
Na Diocese da Guarda, onde era vigário episcopal para o Clero, tinha as missões de administrador paroquial das paróquias do Vale do Mondego (Pero Soares, Vila Soeiro, Misarela, Faia, Cavadoude Aldeia Viçosa, Vila Cortês do Mondego e Porto da Carne); capelão do Hospital Distrital da Guarda; juiz do Tribunal Eclesiástico, membro do Cabido e do Conselho Presbiteral.
O percurso do novo bispo passou, entre outros encargos, pela equipa formadora do Seminário Maior, a Capelania do Estabelecimento Prisional, a docência de Educação Moral e Religiosa Católica, de Teologia Moral, de Doutrina Social da Igreja, Ética e Bioética e de Deontologia Profissional e Ética.
D. António Luciano Santos Costa acompanhou ainda, na Covilhã, o trabalho pastoral no mundo universitário.
A Diocese de Viseu tem uma população de mais de 260 mil pessoas, com uma percentagem superior a 90% de católicos; o território de 3400 quilómetros quadrados tem 208 paróquias, servidas por mais de 130 padres diocesanos e cerca de dezena e meia de sacerdotes de institutos religiosos.
Após a tomada de posse, D. António Luciano vai ser apresentado à Diocese de Viseu na Missa a que preside este domingo, na catedral diocesana, às 16h00.
OC/PR