Igreja: Institutos Missionários vão realizar primeira edição de «Curso de Integração», sobre cultura portuguesa (c/vídeo)

Padre Adelino Ascenso fala em país «cada vez mais multiétnico, multicultural e multirreligioso»

Lisboa, 19 jun 2024 (Ecclesia) – Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) presentes em Portugal vão realizar um Curso de Integração Missionária (CIM), de 22 a 26 de julho, em Fátima, uma formação dedicada “àqueles que veem” para o serviço pastoral na Europa.

“Como nós sentimos, quando vamos para um campo de missão, se não houver essa fase de introdução à cultura, de introdução aos costumes, de integração no terreno, vamos ter grandes dificuldades com as pessoas deste país para onde somos enviados, assim acontece o mesmo para missionários e missionárias que vêm para Portugal”, disse o coordenador do CIM em entrevista à Agência ECCLESIA.

O padre Adelino Ascenso explicou que o curso “dedicado àqueles que veem, concentrado no verbo ‘vir’”, estava a ser pensado pelos Institutos Missionários Ad Gentes em Portugal há alguns anos, “porque naturalmente cada vez há mais missionários, missionárias, consagrados, consagradas de outras nações a vir para a Europa e nomeadamente para Portugal”.

“Portugal que é um país cada vez mais multiétnico, multicultural e multirreligioso, o que é bom”, realçou.

O padre Adelino Ascenso indicou que podem participar no Curso de Integração Missionária “todos” os missionários e missionárias, os consagrados e consagradas, os leigos, que “tenham interesse e podem ser estrangeiros”.

“Não necessitam de estar a trabalhar em Portugal, podem estar a trabalhar em outro lugar. Portanto, há uma grande abertura, um leque bastante aberto à participação”, acrescentou o superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova.

A “primeira edição” do CIM vai realizar-se entre 22 de julho (09h00) e 26 de julho (19h30), de segunda a sexta-feira, no Centro Missionário Allamano, em Fátima; as inscrições online terminam no dia 15 de julho, e para informações existe um endereço de correio eletrónico – cursodeintegracaomissionaria@gmail.com.

Sobre o programa do Curso de Integração Missionária, o seu coordenador explica que depois de uma parte “mais antropológica”, “há sempre a necessidade de preparar o terreno”, passam para a parte “teológica propriamente dita”, e a “aspetos mais práticos mesmo da própria Igreja” em Portugal.

“O enfoque é colocado principalmente à sociedade portuguesa que está a ser de cada vez mais secularizada, portanto, estamos a viver uma secularização crescente na sociedade portuguesa e na Europa em geral, mas não é só esse aspeto, nós não nos limitamos ao nosso Portugal, porque a missão tem que ser bastante mais abrangente”, desenvolveu o entrevistado.

Os IMAG convidaram, por exemplo, a Academia de Líderes Ubuntu para a manhã do segundo dia (terça-feira, 23 de julho) de Curso de Integração Missionária

“Eles têm feito um trabalho bastante interessante; nós também estamos expectantes para ver realmente o que eles nos vão apresentar, como os modelos de autoridade e de liderança como serviço”, referiu o padre Adelino Ascenso, no Programa ECCLESIA, transmitido hoje, na RTP2.

Neste sentido, o sacerdote explicou que a Academia de Líderes Ubuntu poderá “dar algumas intuições muito importantes” para darem “passos seguros em direção a algo diferente”, porque podem estar fechar-se “excessivamente no mundo da Igreja” e “é necessário” abrirem “as portas e a janelas e sair”.

Destaca-se também a formação para modelos culturais e antropológicos, pelo professor Alfredo Teixeira, no primeiro dia de CIM, seguindo-se a investigadora espanhola Diana de Vallescar Palanca, que vai apresentar “o desafio da interculturalidade”.

O Curso de Integração Missionária, promovido pelos IMAG portugueses, já foi apresentado no Vaticano, ao Dicastério para a Evangelização, pelo presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, D. Armando Esteves Domingues (bispo de Angra), no dia 23 de maio, no quarto dia da visita ‘Ad Limina’, dos bispos de Portugal ao Vaticano.

PR/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top