Lisboa, 26 nov 2013 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício da Cultura (CPC) vai promover entre hoje e o dia 28 a nova edição do projeto ‘Átrio dos Gentios’, para o diálogo com não crentes, na cidade alemã de Berlim.
“O que pode haver em comum entre uma cidade secularizada, provocatória, marcada por uma vitalidade frenética e, até, desordenada, como Berlim, e uma cidade hierática, sagrada, arcaica e imóvel como Jerusalém?”, é a pergunta do cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do CPC.
O prelado recorda, a este respeito, que o “Átrio dos Gentios” em Jerusalém “era a parte do templo bíblico aberta aos pagãos, aos estrangeiros, aos diferentes”.
O cardeal italiano, citado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, adianta que a Arquidiocese de Berlim, a Conferência Episcopal Alemã e o seu dicastério “pensaram em sediar um ‘Átrio’ análogo na laica capital da Alemanha unida, lançando assim uma ponte entre história e presente, e entre sagrado e profano”.
O Átrio dos Gentios é diferente do palácio do poder político e do templo religioso porque “não tem filtros de ingresso, portões bloqueados” ou “cúpulas” mas é o local onde se junta o crente com quem não tem “nenhum Deus”, destaca D. Gianfranco Ravasi.
“Eis porque no Átrio dos Gentios, espaço simbólico implantado em Berlim em várias sedes – Câmara Municipal Vermelha, a Charité [hospital universitário], o Deutsches Theater [teatro], o Bode-Museum [museu], a Parlamentarische Gesellschaft [associação de parlamentares] – vão encontrar-se para dialogar, confrontar-se, talvez também para defrontar-se, crentes cristãos e não crentes, ou crentes de outras convicções, em torno aos temas radicais do ser e do existir”, sublinha.
Depois de Berlim, o Átrio dos gentios vai passar por Roma, com o tema “Solidariedade, dever religioso ou dever cívico?”, no dia 5 de dezembro, e pela segunda vez fora da Europa, em Washington, Estados Unidos da América, de 9 a 11 de abril de 2014, com o tema “Democracia, religião e secularismo: as mudanças dos Estados Unidos e do mundo no século XXI”.
Esta iniciativa promovida pelo Conselho Pontifício da Cultura já teve sessões em várias cidades europeias incluindo Guimarães e Braga, nos dias 16 e 17 de novembro de 2012.
SNPC/CB/OC