Igreja/Cultura: Recordar o Condado Conimbricense

Condeixa, Coimbra 28 abr 2012 (Ecclesia) – A Fundação Concelho de Condeixa (Coimbra) realiza, hoje e 5 de maio, em parceria com o Museu Monográfico de Conímbriga o arranque do Projeto Condado Conimbricense/Reino de Portugal

A sessão deste sábado irá visitar as raízes da cultura da região, onde Virgílio Correia, diretor do Museu, irá falar sobre «A Conimbriga do bispo Lucêncio» e Joaquim Cardozo Duarte, presidente da Fundação Concelho de Condeixa falará sobre «S. Agostinho, mestre espiritual (do Ocidente) e padroeiro principal da Diocese de Coimbra», refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Presidida pelo bispo da diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, a sessão de 5 de maio terá comunicações a cargo de Manuel Augusto Rodrigues sobre «A Restauração do bispado de Coimbra, após Reconquista: 1064» e de Maria José Azevedo Santos sobre «A Rainha Santa Isabel».

As sessões serão no auditório do Museu Monográfico de Conímbriga

Esta segunda sessão, seguida de debate, será completada com uma curta visita-peregrinação à basílica paleo-cristã de Conimbriga, nas imediações do Museu.

O «Projeto Condado Conimbricense/Reino de Portugal» pretende pôr no mapa “esta raiz histórica da cultura e assim vencer um esquecimento e reparar uma injustiça”, frisa o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top