«Escuta e respeito» são palavras ouvidas entre os inscritos
Guimarães, Braga, 16 nov 2012 (Ecclesia) – A escuta e o respeito pelas ideias que vão ser debatidas no Átrio dos Gentios, entre hoje e amanha, trazem os participantes nestes dois dias à Arquidiocese de Braga.
Emília Faria e Maria Senteno são duas amigas que aceitaram o convite pela “curiosidade do encontro” e pela vertente “ecuménica e de não crentes”.
“A Igreja está onde a Humanidade precisa e aqui se pode ver que sabe acolher todos”, dizia Maria Senteno à Agência ECCLESIA.
Emília Faria, por sua vez, aguarda com expetativa as intervenções de Marcelo Rebelo de Sousa e João Lobo Antunes, por serem as pessoas que conhece melhor.
Para João Esteves, professor da Universidade do Minho, foi o tema que o chamou à atenção como crente: “A vida é o primeiro valor, se este acabar o que resta?”.
“Há tantos não crentes que não defendem a vida e, nós crentes, temos de a valorizar cada vez mais,” acrescentou.
O confronto com outras ideias levou o aluno de doutoramento Emanuel Sousa, de 28 anos, a vir ao Átrio dos Gentios.
“No desafio de ouvir a dificuldade é lidar com as diferenças mas o mais importante são os pontos em comum e aqui a aproximação é a solução”, afirmou o doutorando.
O Átrio dos Gentios pode ser seguido com emissão vídeo online, em direto, assegurada pela Agência ECCLESIA, em parceria com o portal SAPO.
SN