Paços de Ferreira, 01 dez 2023 (Ecclesia) – A Paróquia de Freamunde, na Diocese do Porto, acolhe um Festival de Música Sacra, ‘Música que nem imaginas’, e recebe três concertos na sua igreja, com a presença de três grupos, de 1 a 3 de dezembro.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Paróquia de Freamunde informa que o Festival de Música Sacra surge com o objetivo de “estimular o interesse da população pela Música Sacra”.
“Criando uma proposta de oferta cultural diferenciada e valorizar o património arquitetónico da igreja do Divino Salvador de Freamunde que assinala o quarto aniversário da dedicação no dia 1 de dezembro”, acrescenta.
Segundo o programa, o Festival de Música Sacra – ‘Música que nem imaginas’ – começa com a atuação do Coro Feminino do Conservatório de Música de Paredes, às 21h00 de 1 de dezembro, no dia seguinte apresenta-se o Coro ‘Voces Verdi’, também às 21h00, e, no terceiro e último dia de festival, atuam o Ensemble São Tomás de Aquino, a partir das 15h00, de 3 de dezembro.
A igreja do Divino Salvador de Freamunde, no Concelho de Paços de Ferreira, paróquia da Diocese do Porto, foi dedicada a 1 de dezembro de 2019, e vai celebrar o quarto aniversário dentro de uma semana, 1 de dezembro de 2023, com uma Eucaristia, às 17h00.
A obra, orçada em 2,5 milhões de euros, num terreno doado por uma família, permitiu que tenha uma capacidade para 600 pessoas, uma sacristia, casa mortuária e uma sala polivalente; foi nomeada para o prémio internacional ‘Archdaily Building of the Year 2021’, na categoria ‘Edifício Religioso’.
Em 2020, o projeto (do arquiteto Vítor Leal Barros) da igreja do Divino Salvador de Freamunde ficou entre os dez finalistas do concurso do Prémio Internacional de Arquitetura Sacra da Fundação Frate Sole, de Pavía, Itália; até 2024 é um dos sete ‘Embaixadores do Prémio Internacional de Arquitetura Sagrada’.
CB