Ponta Delgada, Açores, 30 jul 2012 (Ecclesia) – As obras “Piece of Me” e “Em Viagem”, de Catarina Branco, vão ser apresentadas esta sexta-feira na igreja de São José, em Ponta Delgada, no âmbito do projeto “Indigências”, promovido pela Pastoral Cultural da paróquia.
As peças da artista micaelense estão em exposição durante agosto e setembro com o objetivo de “catalizar os poderes sagrados condensados no espaço ao culto do divino”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Catarina Branco é descrita como uma “jovem e promissora artista” que “fundamenta e desenvolve o seu trabalho a partir da plasticidade das vivências quotidianas de um povo que, ciclicamente, recria o picotado da festa”.
A sessão, marcada para as 19h00, inclui um recital de órgão interpretado por Isabel Albergaria que se assume como “uma viagem” por mais de quatro séculos da história da música europeia.
Durante aproximadamente 20 minutos vão ser executadas obras de Girolamo Frescobaldi, Johann Sebastian Bach, Carlos Seixas, Cécile Chaminade e Flor Peeters.
O concerto pretende também dar a conhecer a “riqueza e variedade tímbricas” do instrumento construído em 1797 pelo organeiro português Joaquim António Peres Fontanes, que se revela como “um dos caminhos para a espiritualidade”.
O projeto “Indigências”, criado na paróquia da Ilha de São Miguel, Diocese de Angra, “nasce a partir da constatação de uma realidade de extrema pobreza instalada no campo de São Francisco”, contíguo à igreja de São José, explica a nota.
RJM