Fátima, Santarém, 17 out 2011 (Ecclesia) – O padre e professor João Francisco Marques recebeu, este sábado, durante o congresso internacional sobre os 500 anos da Ordem da Imaculada Conceição, a medalha de mérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).
O homenageado é professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e “uma figura notável que tem contribuído de uma forma muito original para o progresso da História Religiosa em Portugal”, disse à Agência ECCLESIA José Eduardo Franco, professor da FLUL.
João Francisco Marques nasceu em 1929 e licenciou-se em História pela FLUP e doutorado pela mesma Faculdade sendo as suas áreas de especialização a história religiosa e social e a parenética portuguesa.
“Um empreendedor que realizou muitas iniciativas culturais”, frisou José Eduardo Franco.
Para além de “assessor religioso e cultural do cineasta Manoel Oliveira”, o padre João Francisco Marques – da diocese do Porto – foi também fundador do centro de Estudos Regianos e “um grande colaborador do Dicionário de História Religiosa de Portugal”.
LFS