Com encenação de Matilde Trocado, Thérèse Martin apresenta a biografia e a espiritualidade de Teresinha do Menino Jesus
Lisboa, 10 set 2025 (Ecclesia) – O musical Thérèse Martin apresenta a biografia de Santa Teresinha do Menino Jesus, dá a conhecer a sua espiritualidade e mostra que o caminho de santidade, que aderiu “desde pequena”, é para todos.
“Há uma linha de força, e no musical também isso aparece claramente, que é: Teresinha tem um grande desejo de ser santa desde pequena”, afirma o padre João Rego, sacerdote carmelita.
Promovido pela Ordem dos Padres Carmelitas Descalços, o musical Thérèse Martin tem o objetivo de dar a conhecer a “conhecer a sua vida e a sua espiritualidade” de forma criativa, de uma santa que é muito popular em Portugal.
“Quase em todas as igrejas há uma imagem de Santa Teresinha. Há muita devoção a Santa Teresinha”, afirma o padre João Rego, recordando a passagem das suas relíquias por Portugal, acrescentando que para conhecer a sua espiritualidade “há muito caminho a fazer”.
Para o sacerdote carmelita, Santa Teresinha “nunca desiste” de ser santa e “vai procurar todas as formas e o caminho para lá chegar”, para “mostrar que este caminho é para todos, todos, todos”.
Este todos do Papa Francisco está em Teresinha, claramente”.
O padre João Rego recorda as “várias perdas” de Santa teresinha, nomeadamente da mãe, sublinhando que a “vida sofrida” não a impede de ver sempre o “lado positivo de tudo”
“Ela torna-se uma psicóloga impressionante. basta ver os conselhos que ela dá às noviças, depois com o mestre de noviças: é de uma sabedoria humana, psicológica, emocional e espiritual muito profunda, que vale a pena conhecer”, afirma.
O musical Thérèse Martin é promovido pela Ordem dos Padres Carmelitas Descalços em Portugal e, com encenação da Matilde Trocado, apresenta o percurso de santidade de Santa Teresinha do Menino Jesus, contando com o trabalho de 60 pessoa, entre autores, atores, músicos, cenógrafos, responsáveis pelos adereços, técnicos e produtores.
“Somos uma equipa de 60 pessoas. É realmente uma grande produção, porque uma das coisas que nós queríamos muito era fazer um espetáculo marcante, e é preciso ter qualidade nos equipamentos que usamos, na luz, no som, nos cenários”, afirmou diretor de Produção à Agência ECCLESIA.
Para Pedro Castro, o musical e a mensagem que passa é “mais forte” e “mais interessante” a cada dia que passa, porque ajuda a perceber a importância que Teresinha do Menino Jesus teve, “apesar de só ter vivido 24 anos”.
“Isso é muito tocante e no espetáculo percebe-se mesmo que a vida dela era só amor, era a única coisa que lhe interessava. Isso é incrível”, afirma
Há alguém que vem a este mundo e só lhe interessa amar! Nem é ser amado… Só lhe interessa amar, é a única coisa que lhe interessa”.
O musical Thérèse Martin vai estar em palco no Teatro Camões, em Lisboa, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, e no Coliseu do Porto no dia 30 de setembro.
Os bilhetes para assistir ao teatro musical “Thérèse Martin” encontram-se à venda no site www.musicaltheresemartin.pt.
HM/PR