D. José Ornelas, bispo de Setúbal recorda o professor e o colega que «mais lia»
Setúbal, 28 abr 2017 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal afirmou que o padre Joaquim Carreira das Neves, que hoje faleceu, foi uma das pessoas “mais marcantes no movimento de estudo, ensino e divulgação da Bíblia”, que olhava de “forma franciscana”.
Para D. José Ornelas Carvalho, antigo professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), o sacerdote franciscano investiu no estudo da Bíblia com “seriedade, simplicidade e curiosidade de quem escuta”.
“Era um homem com uma cultura vastíssima e de encontro com pessoas”, referiu o bispo de Setúbal, que foi aluno do padre Joaquim Carreira das Neves e depois professor com ele
“De todos os biblistas era o homem que mais lia e mais informado estava sobre o que ia saindo”, recordou D. José Ornelas, acrescentando que por vezes, “chegava às aulas e mudava o programa porque tinha um livro novo”.
Para o bispo de Setúbal, o padre Carreira das Neves mantinha uma constante inquietação pela “busca de sentido”, numa articulação da “mensagem bíblica com os problemas deste mundo”.
“Era um amigo não só daqueles que pensam igual mas daqueles com quem se pode ter uma relação na construção de um mundo melhor”, sublinhou.
D. José Ornelas afirma ter uma “memória muito grata e muito amiga” do antigo colega da Universidade Católica portuguesa.
“Sem dúvida que o Joaquim Carreira das Neves foi uma das pessoas mais marcantes no movimento de estudo, ensino e divulgação da Bíblia, não só na universidade, mas também nos seus livros, nas entrevistas, nos cursos, tanto junto de pessoas de grande cultura como dos mais simples”, afirmou.
“Pensar no Carreira das Neves deixa-me sempre muito contente e cheio de esperança”, concluiu D. José Ornelas, bispo de Setúbal.
O padre franciscano Joaquim Carreira das Neves faleceu hoje em Lisboa aos 82 anos de idade, informou a Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) à Agência ECCLESIA.
Joaquim Carreira das Neves nasceu a 26 de junho de 1934 na Caranguejeira (Leiria) e foi ordenado sacerdote a 13 de julho de 1958; licenciou-se em Teologia em Roma, doutorando-se em Teologia Bíblica na Universidade Pontifícia de Salamanca (1967), tendo dedicado toda a sua vida à investigação e à docência na área da Teologia Bíblica.
O funeral do religioso francisco vai ser presidido pelo cardeal-patriarca este sábado, às 10h00, no Seminário da Luz, em Lisboa; o corpo do frei Joaquim Carreira das Neves está em câmara ardente neste seminário, a partir das 14h00 desta sexta-feira, e, pelas 19h00 é celebrada uma Missa de sufrágio.
PR