Igreja/Cultura: Luís Miguel Cintra inicia jornada de Teologia Prática na Universidade Católica

Personalidades da Igreja e do mundo académico juntam-se a artistas para debater sentido da oração

Lisboa, 26 out 2012 (Ecclesia) – O ator e encenador Luís Miguel Cintra deu hoje início à 3ª Jornada de Teologia Prática que decorre na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, juntando personalidades da Igreja, do mundo académico e artistas em volta do tema da oração.

A ‘Missa sobre o mundo’, de Teilhard de Chardin, jesuíta falecido em 1955, foi o texto proclamado na abertura do encontro que reúne centenas de pessoas.

Uma reflexão do teólogo, filósofo e paleontólogo francês que, segundo o padre  José Tolentino Mendonça, vice-reitor da UCP e novo diretor do Centro de Estudos de Religiões e Culturas, representa “um guião e uma inspiração” para a jornada, subordinada ao tema ‘«Quando rezardes, rezai assim» – Sentidos, práticas, figuras orantes’.

Alfredo Teixeira, diretor do Instituto Universitário de Ciências Religiosas, explicou que o objetivo da iniciativa é “falar, a duas vozes, sobre alguns dos problemas que o tema destas jornadas levanta”.

Este especialista vai juntar-se ao padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, para uma reflexão sobre ‘A oração cristã: o singular e o universal’, com moderação de Paulo Rocha, diretor da Agência Ecclesia.

‘Práticas orantes’ é o tema do painel que vai reunir o padre António Valério (A oração na rede [passo-a-rezar.net]), Alice Caldeira (Rezar com as pessoas com deficiência) e Helena Presas ([Re]aprender a rezar) que será moderado por Francisco Sarsfield Cabral.

Ao início da tarde, Maria José Fazenda e o curador Paulo Pires do Vale, com moderação do jornalista Joaquim Franco, centram-se no tema ‘Corpos orantes: para uma estética da oração’.

A jornada prossegue com a perspetiva bíblica onde Luísa Almendra, especialista em Sagrada Escritura, e Isidro Lamelas, perito em Patrística, ambos professores da Faculdade de Teologia, conversam sobre ‘Job, «figura» orante’, com moderação do jornalista Filipe d’Avillez.

‘A palavra orante de Jesus: para uma audição teológica’ junta José Tolentino Mendonça, sacerdote e poeta, e o compositor João Madureira, moderados pelo jornalista António Marujo.

A última conferência, a cargo do bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, é também uma interrogação: ‘Precisamos de palavras para rezar?’.

O diretor da Faculdade de Teologia, padre João Lourenço, vai concluir a jornada.

RJM/LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top