Igreja/Cultura: Lourdes Castro recebe Prémio «Árvore da Vida»

A entrega vai ser na Capela do Rato, Lisboa, junto ao «Anjo de Berlim», obra da galardoada.

Lisboa, 11jul 2015 (Ecclesia) – A artista plástica, Lourdes Castro vai receber hoje em Lisboa o Prémio 'Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes', atribuído pela Igreja católica para realçar um percurso ou obra que refletem o humanismo e a experiência cristã.

A sessão de entrega decorre na Capela do Rato, às 11h00, coordenada pelo padre e poeta José Tolentino Mendonça, espaço que exibe o «Anjo de Berlim», “sombra exposta em grande painel criado pela autora madeirense”, sublinha um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A distinção, atribuída simbolicamente a 29 de maio, durante a 11.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, realizada em Fátima, será agora entregue pessoalmente a Lourdes Castro pelo cónego João Aguiar, presidente do Conselho de Gerência do Grupo r/com (Renascença), que patrocina o prémio no valor de 2500 euros.

O programa conta também com a intervenção do diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, José Carlos Seabra Pereira.

O júri do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, atribuído pelo 11.º ano consecutivo, sublinhou igualmente que “o louvor do dom da vida na atualização da autonomia dos valores estéticos tem passado, na obra de Lourdes de Castro, por uma poética da espiritualidade cristã”, lê-se na nota.

A artista plástica nascida em 1930 encontra-se em Lisboa no âmbito da exposição «Lourdes Castro – Todos os Livros», que vai ser inaugurada esta quinta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, com curadoria de Paulo Pires do Vale.

No dia da inauguração é exibido o documentário «Lourdes Castro – Pelas Sombras» (83'), da cineasta Catarina Mourão, filme que em 2010 venceu o Prémio Árvore da Vida, atribuído pelos Secretariados Nacionais da Pastoral da Cultura e das Comunicações Sociais no festival de cinema independente IndieLisboa.

A exibição, marcada para as 18h00 no Auditório 3, é seguida de conversa com Lourdes Castro, Catarina Mourão e Paulo Pires do Vale.

SNPC/LFS

Partilhar:
Scroll to Top