Paróquia de São Tomás de Aquino expõe fotografias de Pedro Barros e textos de Álvaro Figueiredo
Lisboa, 02 jun 2017 (Ecclesia) – A Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, promove a a partir deste sábado e até 31 de julho a exposição «Síria, revista e aumentada».
A mostra contém 18 fotografias de Pedro Barros com textos de Álvaro Figueiredo, resultado de uma viagem feita em 2007.
Os promotores da exposição 'Síria, revista e aumentada' convidaram também Mohammad Al Alloush (Deirazzor, 1985), a viver em Lisboa desde 3 de maio de 2017, a "escolher outras fotografias de Pedro Barros e assim aumentar a exposição e, de forma colaborativa e em autêntico diálogo intercultural, ajudar a contar uma espécie de segundo capítulo, dez anos depois da viagem”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Numa história coletiva em que “a resiliência e a adaptabilidade são características do povo”, a exposição é também uma “homenagem à resiliência e à luta de um indivíduo que, como tantos outros, teve de escolher deixar a pátria, para poder continuar a tê-la”, realça o comunicado.
A inauguração tem lugar dia 3 de junho, este sábado, às 12h00, com uma mesa redonda em que participam Pedro Barros (fotógrafo), Clara Caldeira (investigadora) e Inês Espada Vieira (curadora).
A exposição é apoiada pela PAR-Plataforma de Apoio aos Refugiados e vai estar patente ao público de 3 de junho a 31 de julho, com entrada livre, das 09h00 às 19h00 no átrio das capelas da Paróquia de São Tomás de Aquino, nas Laranjeiras, Lisboa.
LFS/PR