Inaugurada hoje patente até 30 de setembro de 2016
Sintra, Lisboa, 12 nov de 2015 (Ecclesia) – O Museu São João de Deus, em Sintra, vai ter patente ao público, a partir de hoje, uma exposição temporária intitulada “Ser Poeta”.
Esta iniciativa aborda várias temáticas e pretende colocar “as emoções de um poeta” na palavra “baseadas em citações de autores de renome: Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Miguel Torga”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na exposição são expostos poemas de utentes com obra conhecida, destacando-se Ângelo de Lima, Tomás de Figueiredo e António Gancho, e poemas inéditos de 33 utentes.
Para além destes autores, a iniciativa vai ter também poemas de irmãos de São João de Deus com obra publicada: o irmão Joaquim Bonifácio, irmão José dos Reis, irmão Alberto Coutinho e o irmão Adelino Manteigas e poemas de colaboradores da Ordem Hospitaleira.
Os poemas expostos na primeira sala são ilustrados por fotografia da autoria de um utente da Casa de Saúde do Telhal, tiradas no Parque dos Poetas, em Oeiras.
A exposição vai ser inaugurada pelas 18h30 e vai estar patente naquele museu até 30 de setembro de 2016.
O Museu São João de Deus – Psiquiatria e História, inaugurado a 8 de março de 2009, na Casa de Saúde do Telhal (Sintra), tem como principais objetivos a divulgação da vida e obra de S. João de Deus, a preservação da memória histórica sobre a assistência médico-hospitalar dos Irmãos de São João de Deus (desde o séc. XVII), a valorização do seu património científico e artístico e a sensibilização da sociedade para a integração sociocultural dos utentes, diminuindo o estigma.
LFS