Braga, 22 jul 2023 (Ecclesia) – A exposição «Relentalizar» do artista-investigador Frederico Dinis vai estar patente, de 22 a 30 de julho, no Seminário Conciliar de Braga.
A partir de três lugares religiosos – capelas Árvore da Vida e Imaculada, em Braga, e a igreja (reconstruída) de Cedofeita, no Porto – o visitante pode visualizar as três peças audiovisuais, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Além de experimentarem “as três instalações”, os interessados podem também circular e visitar, das 10h00 às 12h00 e das 16h00 às 18h00, a capela Árvore da Vida.
As três peças audiovisuais de Frederico Dinis são representativas de uma abordagem de investigação-criação “mais vasta em torno das relações entre a lentidão e os lugares religiosos”, explorando os conceitos de ‘abrigo’, ‘humildade’ e ‘fragilidade’ através de permanências, deslocações e ausências em lugares simbólicos, centros de rituais reconfiguradores.
As peças audiovisuais de “Relentalizar” foram desenvolvidas no âmbito do estudo e investigação de pós-doutoramento “Performativity of the memory of religious places through non-verbal means” desenvolvidos no CITER – Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
LFS