Ourém, 24 jun 2019 (Ecclesia) – A exposição coletiva «Nuno, o Homem e o Santo» é inaugurada hoje, data de nascimento de D. Nuno Ávares Pereira, pelas 17h00, no auditório cultural dos Paços do Concelho de Ourém.
Com esta exposição, que pode ser visitada até 11 de agosto, pretende-se também evocar os dez anos da canonização (26/4/2019) e os 100 anos da beatificação (23/12/1918) do Santo Condestável e assinalar a inauguração oficial da remodelação da avenida D. Nuno Álvares Pereira, principal via de comunicação da cidade de Ourém.
Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que esta iniciativa, com o apoio do município, insere-se num conjunto mais alargado de propostas que a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Ourém tem vindo a realizar no sentido de divulgar e fazer memória de pessoas, naturais ou residentes, que se destacaram na vivência de valores humanos e cristãos.
Neste contexto, vários artistas oureenses (Ana Oliveira, Conceição Mendes, Gabriel Lagarto, Lena Perdigão, Nuno Gaivoto e Roberto Chichorro) foram desafiados a trabalhar a figura do Santo Condestável “em toda a riqueza e complexidade da sua personalidade”.
LFS