Grupo de trabalho do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura alerta para «distanciamento» entre o mundo político e os cidadãos
Lisboa, 18 Fev (Ecclesia) – A equipa «Política e Sociedade», um dos seis grupos de trabalho recentemente criados pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), prepara-se para divulgar o seu primeiro documento.
O texto pretende resumir as conclusões das primeiras reuniões internas e dos encontros com a participação de terceiros, avançou o coordenador do grupo, Duarte Goes, em declarações ao programa da Igreja Católica na Antena 1.
“A Pastoral da Cultura teve a percepção, que todos nós já tivemos, que existe um grande distanciamento entre o mundo político e a sociedade”, afirmou o responsável, acrescentando que a equipa pretende “fazer uma reflexão sobre as causas desse afastamento e como combatê-las”, de forma a “reaproximar as pessoas da política e a política das pessoas”.
“As pessoas estão afastadas dos partidos. Tem de se dar a volta a esta situação porque não é possível, numa sociedade democrática, viver longe da política”, sublinhou.
A equipa começou por realizar reuniões internas, tendo prosseguido os encontros com a participação de pessoas “envolvidas na política ou que já se tenham afastado, para darem o seu testemunho”, explicou.
O grupo, constituído por cerca de 20 pessoas pertencentes à geração abaixo dos 40 anos – e, portanto, pós-25 de Abril – pretende fazer eco de “princípios cristãos”, embora integre pessoas de diferentes religiões e áreas profissionais sem qualquer actividade política.
Duarte Goes referiu também que a estrutura do grupo poderá ser retomada em todo o país, nomeadamente nas dioceses.
PRE/RM/SNPC