Iniciativa realiza-se pelos 600 anos da catedral
Aveiro, 01 mar 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro promove hoje, dia 1 de março, o quinto concerto do seu Ciclo de Concertos do Jubileu da Catedral, a partir das 21h00, na igreja matriz de Águeda.
A Comissão do Jubileu da Catedral de Aveiro convidou para este concerto o Grupo Vocal Ancãble que vai apresentar ‘Sequências marianas do Fundo do Convento de Jesus’, em Águeda.
A Diocese de Aveiro informa que o Grupo Vocal Ançãble, constituído por uma família de Ançã (Cantanhede) e dedicado sobretudo à Música Sacra Portuguesa, tem-se apresentado em público com uma frequência regular em Portugal, registando também intervenções no estrangeiro, sobretudo em Itália, mas também Espanha e Brasil; destaca-se a atividade desenvolvida em colaboração com o Instituto Português de São António em Roma.
O programa Jubilar da Catedral de Aveiro, que celebra os 600 anos da sua sagração (1423-2023), conta com três conferências, duas encenações teatrais, a próxima peça – ‘Fracassos da Corte’ – é apresentada no dia 15 de março em Estarreja, cinco concertos musicais, uma exposição em quatro espaços na cidade [até dia 11 de maio], que vai permitir “revisitar a Igreja no seu passado, viver o seu presente e incentivarmos na construção do seu futuro”.
O Ciclo de Conferências regressa no dia 12 de abril, com o tema ‘Futuro da Igreja ou que Igreja de Futuro’, no Museu Marítimo de Ílhavo.
O Papa Pio XI restaurou a Diocese de Aveiro, com a bula Omnium Ecclesiarum, de 24 de agosto de 1938, e, no dia 11 de dezembro do mesmo ano, D. João Evangelista de Lima Vidal “executou essa bula papal”, a igreja do Convento dominicano de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro, que já era igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, passou também a ser a Catedral da diocese.
A Diocese de Aveiro celebrou os 600 anos do lançamento da primeira pedra da igreja que hoje é a sua catedral – a igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia, ou de São Domingos – no dia 13 de maio de 2023.
‘Igreja de Aveiro, peregrina na esperança’, é o lema que vai “marcar o ritmo” da Diocese de Aveiro nos três próximos anos, de 2024 a 2027.
A abertura oficial do ano pastoral 2023-2024, o ano 0, na Diocese de Aveiro realizou-se no dia 5 de outubro, um “ano de celebração e festa, um ano jubilar, que tem o seu centro na celebração dos 600 anos da Catedral”, explicou o bispo diocesano, D. António Moiteiro.
CB