Lisboa, 23 nov 2016 (Ecclesia) – O Instituto de Etnomusicologia e o Secretariado Nacional Bens Culturais da Igreja promovem, dias 25 e 26 deste mês, em Lisboa, um colóquio sobre «A Música e as Arte Visuais na Patriarcal de Lisboa (1716-1834)».
A iniciativa – integrada nas comemorações dos 300 anos do Patriarcado de Lisboa – pretende “reavaliar e fomentar novos olhares sobre o papel da Patriarcal no âmbito da promoção da música e das artes visuais”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A elevação da Capela Real de Lisboa à dignidade de basílica metropolitana e patriarcal em 1716 no âmbito das “complexas relações políticas, diplomáticas e eclesiásticas entre D. João V e a Santa Sé” constitui uma especificidade singular no panorama europeu ao proporcionar “a fusão da capela de corte com o sumptuoso cerimonial inspirado nos modelos rituais e estéticos das capelas e Basílicas Pontifícias”, refere a nota.
No colóquio que decorre no Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa) existem intervenções de António Camões Gouveia; António Filipe Pimentel; Cristina Fernandes; Eugénio Amorim; João Pedro d'Alvarenga; João Vaz; José Alberto Ribeiro; D. Manuel Clemente; Maria João Albuquerque; Nuno Saldanha; Ricardo Aniceto; Ricardo Bernardes; Rodrigo Teodoro de Paula; Rui Vieira Nery; Sandra Costa Saldanha e Teresa Leonor Vale, realça o programa.
LFS