Abertura marcada para 19 de maio, na segunda fase do desconfinamento
https://www.facebook.com/patriarcadolisboa/videos/277661413604225/
Lisboa, 18 mai 2020 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa convida a visitar o espaço museológico de São Vicente de Fora, que reabre esta terça-feira, 19 de maio, num vídeo publicado hoje pelo Dia Internacional dos Museus, assinalado com um novo sítio online.
“Faço este convite para não deixarem de visitar uma realidade monumental que o é verdadeiramente para a história da Igreja, para a história da cidade e até para a história do país, encontrarão lá muitos motivos de interesse”, diz D. Manuel Clemente.
Num vídeo enviado à Agência ECCLESIA, o cardeal-patriarca de Lisboa explica que o Mosteiro de São Vicente de Fora reabre ao público esta terça-feira, “com todas as cautelas agora necessárias” quanto “ao resguardo quer dos visitantes, quer dos funcionários” e também “há utilização limitada de cada compartimento”, por causa da pandemia da Covid-19.
“São Vicente de Fora espera por cada um de vós e vão certamente lucrar muito em termos culturais e não só com esta visita ao espaço museológico”, sublinha o cardeal-patriarca de Lisboa num vídeo publicado hoje.
O mosteiro do Patriarcado de Lisboa foi construído no século XII a pedido de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, com a conquista da cidade aos Mouros e em 1147 é colocada a primeira pedra; Recebeu os Monges Regrantes de Santo Agostinho, a primeira casa monástica de Fernando de Bulhões – Santo António.
Em declarações à Agência ECCLEIA, a coordenadora do Mosteiro de São Vicente de Fora explica que o período de confinamento social foi aproveitado para desenvolverem diversos projetos, como a “estratégia de comunicação”, e neste Dia Internacional dos Museus 2020 é lançado o sítio online www.mosteirodesaovicentedefora.com.
“O público poderá encontrar várias informações sobre o mosteiro como a sua história, os pontos de interesse, as exposições, a programação e também uma mensagem especial do Sr. Patriarca; Será inaugurado também o novo logotipo do mosteiro, que é um reflexo da proximidade que se pretende transmitir”, destacou Joana Santos.
Na sequência das medidas de prevenção da pandemia Covid-19, o Mosteiro de São Vicente de Fora encerrou ao público no dia 15 março e a coordenadora do espaço museológico do Patriarcado de Lisboa explica que dinamizaram a iniciativa ‘ReViver o Mosteiro’, com o “objetivo primordial reaproximar o monumento da comunidade”.
“Pretende-se, de certa forma, ‘devolver’ o mosteiro a todos aqueles que o frequentaram no passado, relembrando que são testemunhas vivas da História”, acrescentou Joana Santos, que convida todas as pessoas que tenham fotografias ou pequenas histórias, “memórias antigas do mosteiro – como os que ali casaram, andaram na catequese, trabalharam, etc” – as partilhem (museu@patriarcado-lisboa.pt) para serem publicadas semanalmente na página na rede social Facebook.
A coordenadora do Mosteiro de São Vicente de Fora realça que para além do acompanhamento das iniciativas digitais, o público tem “uma ótima oportunidade para visitar o mosteiro com segurança e tranquilidade”, a partir desta terça-feira, que segue o “Plano de Desconfinamento” do Governo português e relembra a “utilização obrigatória de máscara”.
CB/OC
Especial: Visitas temáticas querem dar a conhecer Mosteiro de São Vicente de Fora (c/fotos e vídeo)