Igreja/Cultura: Biblioteca do Vaticano disponibiliza 256 manuscritos medievais na internet

Cidade do Vaticano, 01 fev 2013 (Ecclesia) – Um manuscrito com cerca de 700 anos sobre caça aos pássaros e livros medievais usados nos mosteiros integram o primeiro conjunto de obras que a Biblioteca do Vaticano digitalizou e apresentou na internet para acesso gratuito e irrestrito.

A instituição disponibilizou esta quarta-feira 256 manuscritos no seu site, primeira etapa de uma iniciativa que prevê a digitalização de 80 mil obras redigidas à mão com o apoio de patrocinadores e recurso a novas tecnologias, revelou a agência de notícias do Vaticano.

“Estamos muito felizes por poder dizer ao mundo que tomou forma o projeto de tornar acessíveis os manuscritos da Biblioteca do Vaticano via “Web”, que podem ser estudados de qualquer parte do mundo”, afirmou o diretor da Biblioteca, o padre italiano Cesare Pasini.

O prefeito da instituição explicou que foram necessários dois anos de trabalho para a programação e que a digitalização dos manuscritos começou há um ano.

Referindo-se às obras colocadas na internet, o responsável referiu que o volume mais “famoso” é ‘De arte venandi cum avibus’, “ilustrado com particularidades muito detalhadas sobre como eram representados os pássaros e como se fazia a caça”, livro que pertenceu a Frederico II, importante monarca europeu do século XIII.

O sacerdote adiantou que a instituição está envolvida na digitalização de manuscritos chineses, bem como escritos gregos e, “possivelmente”, hebraicos, a par de um “grande projeto” ligado à Biblioteca de Oxford.

O padre Pasini realçou a importância dos patrocinadores e convidou instituições e particulares a apoiarem financeiramente a iniciativa: “Aqueles que colaboram atualmente estão felizes por ter outros colaboradores e não há ciúmes neste projeto”.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top