Braga, 28 nov 2013 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga promove entre hoje e 1 de dezembro um ciclo com o tema “Cinema e o sentido da Vida”, com o qual procura “equacionar diferentes expressões da capacidade de superação”.
“O cinema, como as restantes artes, têm o seu modo próprio de expressar esse enorme desafio que é a Vida. Ao longo da história do cinema, inúmeros filmes criam narrativas, mais ou menos realistas, mais ou menos poéticas, mais ou menos fictícias que nos aproximam do real e do imaginado, do que conhecemos e do que nos transcende, impulsionando-nos à descoberta do que somos, fomos e podemos ser”, explica a Arquidiocese de Braga, em nota divulgada no seu site.
Para o ‘Ciclo de Cinema de inverno’, no Auditório Vita foram escolhidas “narrativas”/filmes, que “fazem refletir sobre diferentes modos de olhar a Vida” e, particularmente, “aquelas que expressam formas plurais de superação”, acrescentam.
A arquidiocese revela que pretende que as realidades exibidas tenham “matéria para equacionar diferentes expressões da capacidade de superação”.
“Em todas elas, seja ou não expressamente pronunciado o nome de Deus, fazendo-O ou não manifestamente presente, encontramo-lo”, desenvolvem.
Segundo a Arquidiocese de Braga “Deus surge desde o nascimento como primordial força de superação de obstáculos, desde logo pelo convite a segui-lo”.
CB/OC