Projeto para a Capital Europeia da Cultura quer dar a conhecer «património religioso e espiritual de forma integrada»

Évora, 03 fev 2026 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Évora apresentou o projeto ‘Évora-Sacra’27 – com vagar e com fé’, uma nova iniciativa dedicada à “valorização, divulgação e acolhimento do património religioso da cidade”, esta segunda-feira, 2 de fevereiro, na igreja do Espírito Santo.
“Inspirado por uma leitura serena e profunda do território, o Évora Sacra propõe-se dar a conhecer o património religioso e espiritual da cidade de forma integrada, acessível e contemporânea, colocando no centro a experiência do visitante, do peregrino e da comunidade local, num ritmo que convida à contemplação, ao conhecimento e ao encontro”, informa a Arquidiocese de Évora.
O projeto ‘Évora Sacra – com vagar e com fé’, destaca a Arquidiocese de Évora, afirma-se como um projeto “ao serviço da cidade, da Igreja e de todos” quantos procuram em Évora “um património vivo, habitado, espiritual e culturalmente significativo”, propondo um olhar atento, informado e profundamente humano sobre os seus espaços e histórias.
Na sessão pública de apresentação do projeto ‘Évora-Sacra’27 – com vagar e com fé’, o diretor do Departamento da Pastoral da Cultura e Bens Patrimoniais da Arquidiocese de Évora, o padre Mário Tavares, deu a conhecer as linhas de ação do projeto, que “assentam numa lógica de abertura”, colaboração e trabalho em rede com diversas entidades religiosas, culturais, turísticas e académicas, “reconhecendo que o património se constrói e se comunica melhor em parceria”.
Na igreja do Espírito Santo, a Arquidiocese de Évora apresentou também a identidade visual do ‘Évora Sacra’, incluindo o logótipo e a imagem gráfica, que vão servir de base “a um serviço multiplataforma inovador”, pensado para “melhor acolher o turismo religioso e cultural” na cidade de Évora que vai assumir “o desafio” de ser a Capital Europeia da Cultura 2027.
Segundo a diocese católica, a partir desta identidade o novo projeto vai desenvolver ferramentas complementares, nomeadamente um sítio online, “como plataforma central de informação e orientação”, um guia, em formato físico, de apoio à visita, e um passaporte, “pensado como instrumento de descoberta, memória e fidelização da experiência”.
Participaram nesta apresentação pública do projeto ‘Évora-Sacra’27 – com vagar e com fé’ o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, o bispo de Beja, D. Fernando Paiva, e o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, entre outras pessoas da Igreja Católica e da sociedade.
CB/OC
Évora 2027: Arquidiocese quer igrejas de portas abertas e valorização do património religioso
Alentejo: «Évora Sacra» é o projeto da arquidiocese para a Capital Europeia da Cultura, em 2027





