Igreja/Cultura: Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica vencem prémio de cinema da Sociedade Bíblica

Filme «Emilagrando» alerta contra a indiferença perante as tragédias humanas que marcam o mundo

Aveiro, 23 mai 2017 (Ecclesia) – Um grupo de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, e do curso de Multimédia, do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, venceu a edição 2017 do prémio ‘Bíblia Moov Jovem’, com o filme ‘Emilagrando’.

Em declarações publicadas hoje na página online da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã (Educris), o professor Luís Silva explica que neste projeto participaram alunos do 12.º ano que, desafiados a dar corpo à interpretação de um texto da Bíblia, desenvolveram “uma viagem ao interior da alma humana”, a partir dos “milagres de outrora” e das “tragédias” do “agora”.

O enredo do filme ‘Emilagrando’ parte de episódios bíblicos como “a multiplicação dos pães”, narrada pelo evangelista Marcos, para interpelar cada espetador a ser ele também interveniente hoje na luta contra desafios humanos como “a fome, a miséria” e a morte dos milhares de migrantes e refugiados “que se afundam nas águas dos mares, em busca de refúgio”.

A intenção é chegar “ao interior da consciência” de cada um de modo a “que as dores dos outros não nos deixem indiferentes”, acrescenta Luís Silva.

O prémio ‘Bíblia Moov Jovem’ é uma iniciativa bienal promovida pela Sociedade Bíblica de Portugal e que convida a “retratar o conhecimento e a interpretação de um texto da Bíblia proposto”, através da criação de vídeos originais.

Na edição deste ano integraram o júri nomes “nomes reconhecidos do cinema e do audiovisual”, como Adelaide de Sousa, Inês Gil, Ben Monteiro, Dale Chapel e Simão Silva.

Os responsáveis pela análise dos trabalhos destacaram, no que toca ao filme ‘Emilagrando’, o “cuidado” demonstrado quanto “à palavra” e “a beleza cinematográfica das imagens”.

Este projeto, que contou com a participação dos alunos de EMRC do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, da região de Aveiro, partilhou a primeira posição no certame com o filme ‘O Sentido’.

A Sociedade Bíblica é uma organização cristã interconfessional, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública e que desenvolve a sua atividade em Portugal há mais de 200 anos.

É a responsável pela única tradução interconfessional em língua portuguesa – a BÍBLIA para todos – e está integrada numa fraternidade mundial de Sociedades Bíblicas que trabalham em mais de 200 países e territórios em todos os continentes.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top