Igreja/Cultura: Alentejo ouviu «Te Deum» de Marcos Portugal

Almodôvar, Beja, 16 abr 2012 (Ecclesia) – O Festival Terras Sem Sombra apresentou este sábado na igreja matriz de Almodôvar a primeira audição moderna do “Te Deum” de Marcos Portugal, composto em 1802.

António Jorge Marques, professor da Universidade Nova de Lisboa e estudioso da obra do autor português, anunciou aos cerca de 500 espetadores o resultado das suas pesquisas sobre o compositor nascido há 250 anos.

Mais de 160 peças religiosas foram descobertas e documentadas pelo investigador no seu recente livro “A Obra Religiosa de Marcos António Portugal (1762-1830)”, editado pela Biblioteca Nacional de Portugal.

António Sebastião, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, 200 km a sul de Lisboa, destacou a importância que o Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo tem para a região e referiu que a autarquia vai continuar a apoiar a iniciativa.

O “Te Deum”, interpretado pelo Coro da Universidade de Aveiro e Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direção de António Vassalo Lourenço, foi apresentado dois dias antes do Dia Mundial da Voz, que se assinala hoje.

Membros do coro, orquestra e da organização, entre outros participantes, passaram a manhã de domingo na Ribeira do Vascão, afluente do Rio Guadiana, numa ação de salvaguarda da biodiversidade.

A proteção da natureza é uma das prioridades do Festival criado em 2003 pela Igreja Católica, através do Departamento do Património Histórico e Arquitetónico da Diocese de Beja.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top