Lisboa, 23 mai 2017 (Ecclesia) – A Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que decorre a 3 de junho, em Fátima, e que culmina com a entrega do prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes ao encenador Luís Miguel Cintra tem como tema «'Out of the box': A relação dos jovens com a Cultura».
Os trabalhos têm início às 10:00, na Domus Carmeli, e a conferência de abertura é proferida pelo sacerdote jesuíta Carlos Carneiro, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O primeiro painel da tarde tem como intervenientes Fátima Pimparel, referente da Pastoral da Cultura da diocese de Bragança-Miranda; Fernando José Cassola Marques, doutorando em Informática, diocese de Aveiro e o padre Ricardo Tavares, referente da Pastoral da Cultura da diocese de Angra, acrescenta o comunicado.
Manuel Pinto, Maria Helena Vieira e Joaquim Franco são os protagonistas do segundo painel desta jornada nacional da pastoral da cultura que tem como diretor do secretariado, José Carlos Seabra Pereira.
O tema enquadra-se na próxima assembleia geral do Sínodo dos Bispos, que em outubro de 2018 vai refletir sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».
Além dos agentes da Pastoral da Cultura, o tema da Jornada abre-se a professores, educadores e responsáveis pela juventude de paróquias, organismos e movimentos.
O Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes vai ser entregue, às 16:30, a Luís Miguel Cintra.
LFS