Igreja/Crise: Patriarca de Lisboa alerta para ameaças à dignidade humana

D. Manuel Clemente destaca importância da nova exortação apostólica do Papa Francisco

Lisboa, 03 dez 2013 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa alertou hoje para situações “muito repetidas” de desrespeito pela dignidade humana e destacou a importância das posições assumidas pelo Papa na sua exortação apostólica ‘Evangelii gaudium’ (A alegria do Evangelho).

“No que diz respeito à sociedade, o Papa Francisco tem encontrado palavras muito justas e muito claras para meter o dedo em muitas feridas que a nossa sociedade manifesta, não só dentro dos países que nos tocam mais de perto, mas entre países ricos e países pobres, de muito desrespeito pela dignidade humana”, disse Manuel Clemente à Lusa, à margem do encontro ‘A religião no espaço público’, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

O também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) declarou que há situações perante as quais se verifica um adormecimento que só acaba “quando há uma Lampedusa em que morre muita gente a tentar chegar à Europa”.

“Situações desse género são muito repetidas e não nos podemos habituar a elas. Porque estando em causa a humanidade dos outros está em causa a nossa própria humanidade e se adormecemos aí, depois também adormecemos aqui”, sublinhou.

O patriarca de Lisboa disse ainda que o questionário destinado a conhecer a realidade familiar, tendo em vista o Sínodo extraordinário sobre a Família, marcado para outubro de 2014 no Vaticano, está a correr “muito bem”, com cerca de 10 mil respostas só na diocese.

OC

Partilhar:
Scroll to Top