Igreja: Corpo Nacional de Escutas coloca «milhares de escuteiros» em atividades

Oceanos e proteção/reflorestação da floresta mobilizam escuteiros católicos em Portugal

Foto: CNE

Lisboa, 24 jul 2018 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) informou hoje que milhares de escuteiros vão participar em seis acampamentos regionais, este verão, e que cerca de 700 portugueses marcam presença no ‘Rover Way 18’, que começou esta segunda-feira, na Holanda.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CNE afirma que “o maior contingente de sempre” português no ‘Rover Way 18’ é o quinto maior que participa na atividade internacional para jovens Caminheiros e Companheiros, com idades entre os 18 e 22 anos.

Os Rovers, que estão a comemorar o seu centenário, desenvolvem uma atividade “de descoberta, em missão comunitária e de voluntariado”, até 2 de agosto, no campo escutista de Zeewolde.

Nos primeiros cinco dias da atividade, os escuteiros portugueses, do CNE e da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), vão integrar pequenos grupos que farão as suas caminhadas e serviços por rotas que incluem a Bélgica, a França, o Luxemburgo e a Alemanha, em direção à Holanda.

O Corpo Nacional de Escutas divulga também que a partir de hoje, até 10 de agosto, vão realizar-se seis acampamentos regionais – ACAREG – nas Dioceses de Beja, Bragança-Miranda, Coimbra, Leiria-Fátima, Lisboa e Porto.

A proteção da floresta e o apoio na sua reflorestação estão no centro das principais atividades dos acampamentos regionais, que mobilizam crianças, jovens e adultos e têm no programa jogos e descobertas, atividades pedagógicas e interação com as comunidades.

Os oceanos são “a referência” para este ano e os escuteiros Marítimos vão realizar uma atividade nacional, entre 29 de julho a 3 de agosto, na Base Naval do Alfeite, Diocese de Setúbal.

O CNE destaca que as atividades vão terminar “com chave de ouro” com o quinto Rover Açoriano, entre 16 e 21 de agosto, na ilha das Flores, na Diocese de Angra, onde participam agrupamentos da região autónoma, do continente e de outros países.

O comunicado dá conta ainda do primeiro Jamboree Lusófono, um acampamento para escuteiros de países de Língua Oficial Portuguesa, que teve a participação de oito jovens, dos 14 aos 18 anos, do Agrupamento 674 de Pombal (Diocese de Leiria-Fátima), entre 15 e 21 de julho, no Brasil.

Segundo os censos de 2016, o Corpo Nacional de Escutas tem um efetivo de 71 993 membros.

Com 95 anos de existência, o CNE é membro da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) desde 1929, e assenta numa base de educação não-formal que, segundo a UNESCO, é “organizada fora do sistema formal estabelecido, visando servir um público identificado que aprende, com objetivos educativos identificados”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top