Igreja/Saúde: Cáritas de Coimbra apresentou áreas de intervenção e projetos a estudantes e professores de Enfermagem da Guarda

Coimbra, 24 jul 2018 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra recebeu a visita de 17 enfermeiros estudantes e quatro professores do Mestrado de Enfermagem Comunitária, do Instituto Politécnico da Guarda, onde conheceram projetos e as principais linhas estratégicas da instituição católica.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Cáritas de Coimbra explica que o objetivo foi apresentar as áreas de intervenção da instituição e todos os “projetos inovadores” que têm sido implementados para a “promoção de um envelhecimento ativo e saudável, na ótica da literacia digital”.

Depois de conheceram as principais linhas estratégicas da Cáritas diocesana, os 17 enfermeiros estudantes e os quatro professores conheceram projetos nacionais e europeus, como o GrowMeUp, CameLi – um assistente virtual com figura humana com o qual o utente pode falar e interagir pedindo para realizar determinadas ações, Idovis e Mind&Gait.

A visita incluiu a passagem pelo Centro Rainha Santa Isabel, onde se encontra a Clínica de Reabilitação, o Lar de Grandes Dependentes e Unidade de Longa Duração e Manutenção, onde puderam observar o trabalho diário de todos os profissionais de saúde com os utentes e os residentes.

O evento, no dia 19 de julho, terminou no Centro de Dia onde os utentes foram os protagonistas, dinamizando alguns dos projetos que já tinham sido apresentados, como o avatar CaMeLi, uma tecnologia validada para língua portuguesa em colaboração com o Instituto Pedro Nunes.

Os estudantes de enfermagem e os professores do Mestrado de Enfermagem Comunitária, do Instituto Politécnico da Guarda, ouviram também um testemunho sobre a experiência no projeto ‘GrowMeUp’, que é liderado pela Universidade de Coimbra, ao abrigo do H2020, em parceria com a Cáritas Diocesana de Coimbra.

CB

Partilhar:
Scroll to Top