Igreja/Cooperação: Bispos católicos da Europa e África debatem em Portugal efeitos da globalização

Encontro do Conselho das Conferências Episcopais da Europa e Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar

Lisboa, 06 abr 2018 (Ecclesia) – O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM) vão encontrar-se em Portugal, de 12 a 15 de abril, para discutir os efeitos da globalização.

“Os bispos irão olhar para o impacto da globalização nos jovens, na migração e na chamada ecologia humana, ou seja, a compreensão do que é ser humano e a relação com a natureza criada”, indica um comunicado do CCEE enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Os responsáveis católicos dos dois continentes reúnem-se em Fátima para quatro dias de trabalhos dedicados ao tema ‘O significado da globalização para a Igreja e para as culturas na Europa e na África’.

“Com o desejo de promover a colaboração pastoral entre os episcopados católicos dos dois continentes, há mais de uma década que os dois organismos continentais têm organizado uma série de simpósios e seminários para fortalecer essa a comunhão e a partilha da reflexão sobre alguns dos grandes desafios para a Igreja”, acrescenta a nota.

O tema dos trabalhos vai ser apresentado por Lívia Franco, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

No final do Seminário, os bispos adotarão uma mensagem final como síntese dos trabalhos, que decorrem à porta fechada.

Está prevista uma conferência de imprensa, no Santuário de Fátima, pelas 14h30 do dia 13 de abril.

A reunião será presidida pelo cardeal italiano D. Angelo Bagnasco, presidente do CCEE, e pelo arcebispo angolano D. Gabriel Mbilingi, presidente do SECAM.

A sessão de abertura, a 12 de abril, está marcada para o Seminário dos Olivais, em Lisboa, antes da partida para Fátima.

O encontro tem lugar em Portugal a convite do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, o cardeal-patriarca D. Manuel Clemente, que também estará presente no encontro.

O bispo de Leira-Fátima, D. António Marto dirigirá aos participantes uma saudação em nome da diocese local.

Entre os participantes contam-se ainda D. António Vitalino, bispo emérito de Beja, e D. Lúcio Andrice Muandula, bispo de Xai Xai, Moçambique.

OC

 

O Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM) compreende as 37 Conferências Episcopais Nacionais e as 8 (oito) Conferências Episcopais Regionais. O presidente é D. Gabriel Mblingi, arcebispo do Lubango (Angola). O primeiro vice-presidente é D. Louis Portella Mbuyu, bispo de Kinkala (Congo-Brazaville); o segundo vice-presidente é D. Gabriel Yaw Anokye, arcebispo de Kumasi (Gana); o secretário-geral é o padre Joseph Komakoma.

 

O Conselho das Conferências Episcopais da Europa da Europa (CCEE) reúne atualmente 33 Conferências Episcopais Europeias, e ainda os arcebispos do Luxemburgo e do Principado de Mônaco, o arcebispo Maronita de Chipre e o bispo de Chisinau (República da Moldávia), o bispo Eparquial de Mukachevo e o administrador apostólico da Estónia.

O presidente é o cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova (Itália); vice-presidentes são o cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster (Inglatera); e D. Stanislaw Gadecki, arcebispo de Poznań (Polónia). O Secretário-Geral é o sacerdote português Duarte da Cunha.

Partilhar:
Scroll to Top