Igreja: Construção da nova sede da Conferência Episcopal Portuguesa começa este ano em Lisboa

Edifício, que ficará concluído em 18 meses, vai custar «alguns poucos milhões» financiados com venda das antigas instalações

Fátima, Santarém, 15 jul 2011 (Ecclesia) – A Igreja Católica vai abençoar este ano a primeira pedra da nova sede da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que vai ficar em Lisboa e deverá estar concluída em 18 meses, revelou hoje em Fátima o porta-voz daquele organismo.

Os custos do novo edifício, “alguns poucos milhões”, serão suportados com as receitas da venda, há quatro anos, das antigas instalações localizadas no Campo dos Mártires da Pátria, em Lisboa, anunciou o padre Manuel Morujão no final da reunião do Conselho Permanente da CEP, que decorreu no santuário da Cova da Iria, diocese de Leiria-Fátima.

“Antes do final do ano haverá um ato oficial” para assinalar o início da edificação do imóvel, que vai ocupar um terreno livre situado dentro do Seminário dos Olivais, no concelho de Loures, a escassas centenas de metros dos limites de Lisboa.

“É um projeto audacioso mas importante porque estamos em instalações provisórias, dentro do Seminário dos Olivais”, explicou o sacerdote, referindo-se à ala desocupada daquele edifício que está ocupada pelos serviços da CEP desde que a antiga sede foi vendida.

O Conselho Permanente do episcopado é um órgão delegado da Assembleia dos bispos católicos, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo ordinariamente todos os meses.

A sua constituição é a seguinte: D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa (presidente da CEP); D. Manuel Clemente (vice-presidente), bispo do Porto; padre Manuel Morujão (secretário); D. Jorge Ortiga (vogal), arcebispo de Braga; D. António Marto (vogal), bispo de Leiria-Fátima; D. Gilberto Canavarro Reis (vogal), bispo de Setúbal; D. António Francisco dos Santos (vogal), bispo de Aveiro; D. Manuel Quintas (vogal), bispo do Algarve.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top