Bispos assinalam 25 anos de ordenação episcopal de D. Gilberto Reis, esta quarta-feira
Lisboa, 12 fev 2014 (Ecclesia) – Os bispos que constituem o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vão reunir-se hoje, em Setúbal, no dia em que o bispo dessa diocese, D. Gilberto Reis, celebra 25 anos de ordenação episcopal.
O encontro do secretário da CEP, padre Manuel Morujão, com os jornalistas terá lugar às 17h45, na Casa do Corpo Santo, junto à catedral.
A celebração do jubileu está marcada a Sé de Setúbal, a partir das 18h30.
[[a,d,4433,Emissão 09-02-2014]]D. Gilberto Reis foi ordenado padre, em dezembro 1963; João Paulo II nomeou-o auxiliar do Porto a 16 de novembro de 1988 e foi ordenado bispo na Sé de Vila Real, a 12 de fevereiro de 1989; o mesmo Papa polaco nomeou-o bispo de Setúbal em 1998.
O Conselho Permanente é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo ordinariamente todos os meses.
O organismo é atualmente constituído por D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa (presidente da CEP); D. António Marto (vice-presidente), bispo de Leiria-Fátima; D. Jorge Ortiga (vogal), arcebispo de Braga; D. Gilberto Canavarro Reis (vogal), bispo de Setúbal; D. António Francisco dos Santos (vogal), bispo de Aveiro; D. Manuel Quintas (vogal), bispo do Algarve; D. António Couto, bispo de Lamego; padre Manuel Morujão (secretário).
OC